Segurança fará concurso; defasagem é de 4 mil homens

Secretário destacou diminuição de índice de assaltos

O secretário de Segurança do Estado, Aluísio Mendes, afirmou, nesta sexta-feira (3), que o corpo técnico da pasta já trabalha na preparação de um edital para a realização de concurso público com o objetivo de contratar mil policiais militares.

Segundo ele, a defasagem no setor é de 4 mil homens.

“A governadora já autorizou e nós já estamos trabalhando no edital para a contratação de mil homens. Sabemos que não é o suficiente, ainda, porque a defasagem no setor é de 4 mil homens, mas é um começo”, explicou.

O secretário lembrou que o sucateamento do setor se deu por um processo histórico e ressaltou que, apesar do efetivo reduzido, o Maranhão conseguiu, nos últimos dois anos, avanços na área, como a redução do número de assaltos a bancos.

“O número de assaltos a bancos caiu vertiginosamente no estado. Em termos proporcionais, aliás, nós temos um dos menores índices desse tipo e ocorrência em todo o país. Se levarmos em consideração a extensão territorial do Maranhão, os números são ainda melhores”, revelou.

Desmembramento

Sobre o possível desmembramento da Secretaria – em Secretaria de Segurança e Secretaria de Administração Penitenciária -, Mendes disse que essa seria uma das soluções, mas que “não pode ser feita por fazer”.

“Quando eu fui chamado a assumir a Secretaria [em abril, com a saída de Raimundo Cutrim (DEM)], havia a possibilidade de desmembrar logo. Para mim, seria muito mais cômodo. Posso afirmar com certeza, cerca de 60% dos problemas que tenho na minha gestão são da Administração Penitenciária. Mas não aceitei, porque essa não é a solução correta. O desmembramento já foi feito antes e não resolveu o problema, porque tem que ser feito com planejamento”, completou.