Por que Pedro Novais e Gastão são do alto clero da Câmara

Do blog do Prof. Caio

Dias atrás fiz um artigo sobre o alto clero da Câmara Federal (publicado nos blogs do jornalista Marco D’eça e Gilberto Leda), onde constava os nomes de Pedro Novais e Gastão Vieira, por serem deputados que fazem parte do grupo de deputados que decidem as ações da Casa, dos parlamentares que são reconhecidos (trabalhos) pelo governo federal e serem lideres no maior partido do Brasil, o PMDB.

Isso foi o bastante para que os comentaristas nesse blog e nos blogs citados acima caíssem contra esses nomes. Coisa que gerou muita polêmica. Eles (comentaristas) acham que para fazer parte do alto clero é preciso que o parlamentar tenha altura, barriga, faça discursos inflamados da tribuna e ganhe prêmio por indicação manipulada.

Caso fosse assim, o que seria do saudoso Rui Barbosa? Nascido em Salvador em 1849, Rui Barbosa era extremamente tímido e caldo. Tinha apenas um metro e cinqüenta e oito centímetros, corpo de adolescente, franzino e ligeiramente encurvado. Contudo, foi e é considerado o patrono do Senado brasileiro, além de ter uma atuação na II Conferência de Paz de Haia, em 1907, que lhe rendeu a marca de excelência.

Agora, o baixinho Pedro Novais, tímido e calado, foi escolhido pela presidente eleita Dilma para assumir o Ministério do Turismo. Mesmo sendo do grupo Sarney, sua indicação foi patrocinada pelo colega e líder da bancada, Henrique Eduardo Alves (RN), isso vem mostrar sua força dentro do PMDB. E seu nome aparece no alto clero porque ele (Novais) é um veterano da Comissão Mista de Orçamento. Já integrou o órgão ao menos 14 vezes. Ele é um dos baluartes do alto clero da Casa.

O outro baixinho do PMDB/MA, Gastão Vieira, é reconhecido como alto clero por suas participações nas ações e decisões da casa, pelo reconhecimento do seu trabalho pelo governo federal, além de sua liderança dentro do PMDB.

Na semana passada, Gastão recebeu uma condecoração do próprio presidente Lula. Agora, será homenageado pelo Ministério da Educação, com a Medalha Nilo Peçanha, cujo objetivo é reconhecer o relevante trabalho desenvolvido em prol da educação profissional.

A homenagem faz parte das atividades comemorativas ao Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que vêm sendo desenvolvidas desde 2009, pelo Ministério da Educação. A solenidade de entrega da Medalha Nilo Peçanha será realizada no dia 15 de dezembro de 2010, às 14h, em Brasília.