Diplomação – Notas

Dutra: "lindão"

Lindão da mamãe

O deputado federal Domingos Dutra (PT) mostrou ser um primor de modéstia – para não dizer o contrário – ao avaliar o que o levou à reeleição para a Câmara dos Deputados. Segundo ele, foi sua beleza, dentre outros aspectos, que facilitaram as coisas.

“Sem dúvidas, essa foi a eleição mais difícil de todas as 12 de que já participei. Mas minhas canelas, minha língua e minha beleza facilitaram as coisas”, afirmou.

Deputado, com certeza você não é o único que se acha bonito. Sua mãe também concorda.

Cumprimento do “futi”

Aliás, Dutra causou alvoroço após ser diplomado. Correu para apertar a mão da governadora Roseana Sarney (PMDB). Quando percebeu que seria ovacionado pelo ato, recuou e apenas tocou de leve a mão da peemedebista.
Não teve jeito. A platéia já aplaudia de pé.

Dissimulado

É no mínimo dissimulado o deputado Cleber Verde (PRB), cujo diploma entregue hoje (16), já havia sido contestado ontem (15) pelo Ministério Público Eleitoral. Questionado sobre o assunto pelo repórter Jorge Aragão, da Mirante AM, emendou: “Eu não estava sabendo disso. Cheguei de viagem agora e você está me dando essa notícia em primeira mão”.

Então tá, deputado.

Só alegria

Era só alegria no Centro de Convenções o suplente de deputado Chiquinho Escórcio (PMDB). É que ele pode ser beneficiado com o entendimento do STF de que o mandato é dos partidos e não das coligações.

Escórcio é o segundo suplente da coligação, mas o primeiro é Davizinho, do PR, que pode não assumir. “Eu estou muito feliz, é um segundo presente de Natal que recebo”, declarou, quase aos berros.

Só tristeza

Por outro lado, Davizinho era só tristeza. Não deu um pio sobre o assunto. O único que o defendeu foi o primeiro suplente do PDT, Weverton Rocha. Ele é outro que pode ser atingido em cheio pelo novo entendimento. Se a regra valer mesmo, ele não poderá assumir nunca o mandato, já que nenhum pedetista se elegeu deputado.

“A imprensa às vezes apressa as coisas. A decisão do STF foi liminar, e para um caso específico de renúncia, não deve ser válida para todos os casos”, atacou. Será?

No páreo

O deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB) disse ainda estar no páreo pela Presidência da Assembléia Legislativa. Perguntei ao ex-presidente se ele ainda era candidato. O petebista foi enfático: “ E por que não seria?”.

Tombo

Uma das assessoras do deputado federal Ribamar Alves (PSB) protagonizou um verdadeiro “papelão” durante a solenidade. Depois de gritar eufórica quando o chefe foi diplomado, ficou zanzando de um lado para o outro. De tanta emoção, a moça levou o maior tombo quando tentava passar por sobre as cordas que separavam o reservado da imprensa do restante do público. Nada de mais grave aconteceu com ela, fora o constrangimento.