A CEMAR e suas “obras de arte” em São Luís

O leitor mais atento que anda por São Luís deve ter percebido que, nos últimos meses, começaram a “nascer” junto aos postes da capital mondrongos como este da foto.

São cilindros de concreto instalados pela CEMAR para proteger os postes dos impactos de possíveis acidentes automobilísticos.

A intenção da companhia energética é evitar a queda dos poste e, conseqüentemente, o desligamento da rede, o que gera perda de renda – sem energia, sem consumo, sem gastos por parte dos consumidores.

É a lógica do capitalismo.

Mas onde está o nosso digníssimo Ministério Público que não faz prevalecer a lógica do cidadão?

Quer dizer que um poste não pode cair, mas o motorista pode morrer ao se chocar com um trambolho desses no meio da rua?

E a questão paisagística?

Tenho ouvido falar que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) quer impedir o Governo do Estado de construir a Ponte do Quartocentenário, porque seria uma agressão à visibilidade do Centro Histórico.

E esses cilindros, o que são? Monumentos decorativos? Porque estão por toda a parte…

A Prefeitura já disse que vai cobrar da CEMAR por cada poste instalado na cidade. Melhor cobrar por cada um desses monstrengos instalados, pois há postes que são protegidos até por dois deles (como na foto acima). Vai arrecadar mais.

Se você ainda não percebeu, quando sair de casa nesta segunda-feira dê uma olhada com mais atenção e veja como a CEMAR tem levado a cabo uma verdadeira invasão desses protetores de postes em São Luís.

Um tremendo absurdo!

0 pensou em “A CEMAR e suas “obras de arte” em São Luís

    • Não, Flávia. As fotos já estavam no arquivo desde setembro. Achei oportuno publicar agora porque os monstrengos estão proliferando e ninguém toma uma atitude. Grato pela participação.

  1. Fala Gilberto,

    encaminhei um mail para o MP mas nunca retornaram. Doval também fez a mesma coisa e parece que também já foi pessoalmente fazer uma denúncia. A inércia desse órgão é absurda. Temos que fazer com que alguém pare com essa insanidade tresloucada. Peça para outros blogueiros amigos seus fazerem a mesma denúncia.

    Abraços

    • Vamos ver se agora dá em alguma coisa. Vou tocar no assunto todas as semanas, até tomarem uma atitude, nem que seja para dizer que os trambolhos podem ficar ali. Abs.

  2. Esteticamente,… nao ficou muito legal nao!!!

    Mais,… eu fico puto quando um filho de papai vem a quase 200km/h e acerta um poste perto de minha casa,… e eu fico no escuro,… sem assitir meus filmes!!!

    Acho que assim como nos preservamos nosso patrimonio,… a CEMAR tem que proteger o deles!!!

    • Mas o maior patrimônio é a vida, meu xará. E mesmo nesses tresloucados o poder público tem que pensar. Entendo sua indignação, pois vc provavelmente é um motorista cuidadoso. Mas nem todos são, infelizmente. Quanto à questão estética (ou à falta dela), penso que o seu pensamento e o meu são unanimidade.

      Grato pela participação.