Sindicato quer retorno do calendário de pagamento do Estado ao padrão antigo

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão (SINTSEP), Cleinaldo Lopes, informou, nesta terça-feira (11), que vai oficiar à governadora Roseana Sarney (PMDB) solicitando que seja revogado o decreto que modificou o calendário de pagamento dos servidores.

“O secretário [de Planejamento] Fábio Gondim diz que essa mudança é para o bem do Estado, mas não é boa para o servidor. Muita gente já estava acostumada com o sistema antigo e, agora, vai ter que pagar multas em contas porque o pagamento foi jogando de um mês para o outro”, afirma.

No sistema de pagamento vigente até o fim do ano passado – em voga há mais de dez anos, ainda segundo o sindicalista –, os servidores recebiam seus salários no mês trabalhado. Roseana adotou o mesmo sistema nos seus três mandatos anteriores.

De acordo com a nova tabela, lançada oficialmente pelo Governo do Estado semana passada (veja quadro acima), os pagamentos serão feitos no primeiro dia útil do mês subseqüente.

A principal reclamação do funcionalismo diz respeito ao pagamento de contas que vencem no fim do mês ou no primeiro dia do mês seguinte. Segundo eles, todas serão pagas com atraso.

“Não pode o cidadão que já ganha pouco ainda ter que gastar mais com multas por uma alteração que não gera benefício nenhum para o Estado”, reclama Cleinaldo Lopes.

Idealizador da mudança, o secretário Fábio Gondim alega que o Estado tem perdas se mantiver o sistema antigo.