Homens do GTA e helicóptero EC-145 chegam neste domingo ao Rio de Janeiro

Aeronave foi adquirida em dezembro pelo Governo do Estado

O Maranhão enviou neste domingo (16) uma equipe de 11 policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo (GTA), especializados em resgate, e o helicóptero EC-145, dotado de alta tecnologia, para dar suporte ao Governo do Rio de Janeiro nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas da tragédia na Região Serrana daquele estado. A determinação foi feita pela governadora Roseana Sarney ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, atendendo a uma solicitação do Ministério da Justiça (MJ).

O grupo embarcou às 6h da manhã a abordo da nova aeronave adquirida recentemente em convênio firmado entre os governos estadual e federal e preparada para todos os tipos de missões aéreas. A equipe de nove operadores táticos entre policiais e bombeiros e mais dois pilotos especializados do GTA darão suporte às ações do governo carioca no resgate de vítimas da tragédia na região serrana, como também à distribuição de donativos – alimentos, água e roupas.

A solicitação partiu do Ministério da Justiça (MJ) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em função da qualificação do efetivo do GTA em operações dessa magnitude e pelo Maranhão ser o único estado do Brasil a possuir uma aeronave dotada de equipamentos e tecnologia especifica para esse tipo de trabalho. “A governadora Roseana Sarney recebeu o pedido do Ministério da Justiça e nos determinou que fosse dado suporte ao Rio de maneira imediata”, declarou Aluísio Mendes.

Continue lendo aqui.

0 pensou em “Homens do GTA e helicóptero EC-145 chegam neste domingo ao Rio de Janeiro

  1. Esse Helicóptero é ideal para ações aeromédicas, por seu espaço interno.
    Bem melhor que o AS-350 esquilo.