50% das ocorrências registradas no CIOPS são por poluição sonora

Poluição sonoroa: o cidadão não aguenta mais

Ainda há os que se posicionam contra a campanha de combate à poluição sonora, deflagrada por uma força-tarefa formada por equipes das polícias Civil e Militar, além do Ministério Público Estadual (MP), mas a verdade é que a ação era mais do que necessária.

Para se ter uma idéia, só neste fim de semana dezessete pessoas foram presas em São Luís por abusar do volume do som. No CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), cerca de 50% dos registros são reclamações por poluição sonora. Som alto mesmo!

E por quê?

Porque o cidadão comum já não agüenta mais ter sua casa literalmente invadida pela farra de gente sem a mínima noção de coletividade, que pensa apenas em beber e se refestelar, independentemente de quem está na casa ao lado.

Eu também adoro sair para me divertir. Mas penso que quem vai produzir a festa – e, na maioria dos casos, ganhar dinheiro com isso – tem que proporcionar o melhor para quem chega para a folia, pensando também no conforto de quem não dá a mínima para o evento.

O caso é tão grave, dada a impunidade que imperava até bem pouco tempo, que basta lembrar o que aconteceu ao vendedor Marcos Cruz, 35. Ele acabou espancado e atingido por tiros da própria PM depois de reclamar, um dia antes, do volume muito alto na casa-bar dos vizinhos.

Caso típico de total inversão de valores. Os policiais em questão, quando deveriam trabalhar para fazer valer a Lei do Silêncio (ela ainda existe?), preferiam oprimir o denunciante.

Mas a polícia de verdade está nas ruas. Se você quer curtir seu som nas alturas, procure um local deserto. Ou aprenda a viver em sociedade…

0 pensou em “50% das ocorrências registradas no CIOPS são por poluição sonora

  1. Essa lei da poluição sonora é só para a capital ? Porque meu amigo no interior é que o negócio pega, principalmente no carnaval. Aquí em Pinheiro, é terra sem lei, a poluição é o dia inteiro, quando chega o carnaval, unen-se os carros da cidade com os visitantes, meu amigo.
    Aliás é por todo lugar é uma febre essa sonorização. Se tivesse uma batida da policia prendia mais de 500 carros.

    • Amigo, acho que a lei é para todo o estado. Mas a força tarefa acredito que esteja acontecendo só em São Luís. Vou apurar mais pra dar uma resposta melhor embasada.

      Grato pela participação.