Bloco da União Democrática pode virar Blocão

Ainda sobre composição da futura Mesa Diretora e a relação de forças que se acomodam no plenário da Assembléia Legislativa, uma articulação tem movimentado os bastidores e envolve o PSDB.

É que os dois néfitos tucanos, Neto Evangelista e Fufuquinha, não estão nem um pingo dispostos a serem tutelados pela deputada Gardeninha. Ela quer liderar um bloco junto com o PDT. O PDT foge desse acordo como o diabo foge da cruz.

O problema da filha do prefeito João Castelo (PSDB) é que os novatos já se deram conta de que são maioria na bancada do partido e podem definir os rumos do tucanato estadual.

E, nesse cenário, o ninho perfeito para o pouso dos tucanos é o governo. E é aí que o Bloco da União Democrática pode se fortalecer.

Isso porque, se forem para o chamado Blocão, que já conta com 16 membros, os tucanos comporiam um grupo de 19 deputados, o que não lhes garante nenhuma vaga a mais na composição da Mesa.

Sendo assim, Neto, Fufuquinh e Gardeninha teriam que entrar na briga com DEM, PV, PTB e PMDB por um posto.

Nada bom.

Mas se agregarem com o antigo bloquinho – também de viés governista – a bancada subiria de 14 para 17 membros. O que não só daria ao PSDB uma vaga direta na Mesa, pelo critério da proporcionalidade, como garantiria ao BUD o status de Blocão.

Nada mal…