E as aposentadorias compulsórias de magistrados corruptos, OAB?

Tem ganhado muito espaço na imprensa nos últimos dias o movimento encabeçado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a excrescência que são as aposentadorias vitalícias para ex-governadores.

Louvável a atitude.

Concordo plenamente que, se ainda não é ilegal, é no mínimo imoral que ex-chefes de Estado que contribuem tão pouco para a Previdência Social amealhem quantias astronômicas a título de pensão, enquanto o cidadão comum tem que contribuir quase uma vida inteira para garantir uma aposentadoria de miséria.

Isso é uma coisa.

Agora, o que me deixa danado mesmo é não perceber esse mesmo ímpeto da OAB para tentar acabar de vez com essa palhaçada que é a aposentadoria compulsória de magistrados apanhados em desvios de conduta.

Não estariam eles – os maus juízes ou desembargadores – também inclusos na mesma categoria dos ex-governadores em termos de tempo de contribuição?

Com uma agravante: os ex-governadores são aposentados porque prestaram um serviço, terminaram o mandato, seja ele de que tamanho for, e deixaram o cargo.

Os magistrados, nesses casos, não. A aposentadoria compulsória é uma pena (ou deveria ser), uma sanção imposta em casos onde foi comprovada alguma falha na atividade jurisdicional.

Sendo mais claro: a aposentadoria compulsória deveria ser um castigo para magistrado corrupto.

Mas que castigo é esse, em que o infrator é “penalizado” com uma aposentadoria integral.

Não acho justo. Então, OAB, terminada a cruzada contra a aposentadoria dos ex-governadores, vamos iniciar, IMEDIATAMENTE, uma outra contra essa indignidade que é a aposentadoria compulsória aos magistrados corruptos, ladrões mesmo e outras espécies que maculam tão digna classe.

0 pensou em “E as aposentadorias compulsórias de magistrados corruptos, OAB?

  1. Uma boa reflexão, gostei da matéria.

    Amigo Gilberto, tenho acompanhado seu blog diariamente e inclusive postando algumas matérias suas dando os devidos créditos. Temos aí umam atéria sobre a juventude, ver a possibilidade de republica – la.

    Abraços,

    Ver. Assis Filho
    98 8149 1458

    VELEU ROSEANA, GOVERNADORA ENVIARÁ MENSAGEM À ASSEMBLÉIA TORNANDO ORDINÁRIA E COM ORÇAMENTOS A SECRETARIA DE JUVENTUDE

    Sem dúvidas nenhuma é mais um compromisso de campanha firmado e realizado pela Governadora Roseana (PMDB) ao instituir a Secretaria de Juventude como órgão de estado e com orçamento.

    A atitude da governadora reflete o sonho de muitas e longas lutas de jovens maranhenses.

    Ainda no governo Zé Reinaldo, a política de juventude começou a engatinhar quando foi criada uma coordenação de juventude ligada a Secretaria Extraordinária de Solidariedade Humana.

    Com Jackson Lago, a secretaria deixou de ser coordenação e tornou – se extra-ordinária, porém sem orçamento e servindo apenas para contemplar, naquele momento, os militantes da juventude do seu partido – o PDT. Ainda no governo pedetista, depois da morte do titular do esporte, Mauro Bezerra, Jackson Lago decidiu fundir a Secretaria de Esporte com a Juventude, permanecendo Weverton Rocha na pasta. A fusão foi alvo de grandes protestos por militantes e intelectuais do movimento de juventude, para eles as políticas de esporte com a juventude eram diferentes e não daria certo. De fato não deu. A situação do Costa Rodrigues e do Castelão são provas do erro e da falta de ouvidos do ex – governador.

    Para o melhor mandato da sua vida, a Governadora Roseana mostra sensibilidade com a juventude. Durante a campanha eleitoral, por várias reuniões e encontros, foi solicitado a então candidata que trata – se no seu próximo governo, a política de juventude com exclusividade de uma pasta. Promessa cumprida. Na sua primeira reforma administrativa Roseana desmembrou a Juventude do Esporte. Acertou a governadora.

    Com mais atenção ao segmento que mais cresce no Maranhão e no Brasil, Roseana vai mais além e atende as vozes das ruas. Logo no inicio de fevereiro, com o retorno dos trabalhos da nova assembléia, a governadora encaminhará mensagem tornando ordinária a secretaria de juventude, provavelmente na quinta – feira (03 de Fevereiro). Com isso, Roseana atende o que esperávamos, só não esperávamos que fosse num futuro tão próximo. A partir daí poderemos falar em SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE, são poucos os estados brasileiros que possuem na sua estrutura administrativa uma secretaria de peso como será a NOSSA no Maranhão. Com uma grande equipe e com orçamento, a nova equipe de juventude do governo pretende fazer o melhor governo da vida de Roseana para a juventude. É só esperar.

    Para assumir a pasta a governadora convidou o ex – secretário de Esportes e Juventude e atual deputado Roberto Costa (PMDB), trata – se de mais uma decisão acertada. Roberto passou pela pasta e fez um grande trabalho, resgatou o crédito da juventude com o governo e deixou o cargo para ser candidato sem deixar a secretaria em maus lençóis, como outrora. Roberto tomará posse na Assembléia, dia 1º de Fevereiro, como deputado, deve votar no projeto que tornará a secretaria ordinária e só depois assumirá a pasta.

    Isso se resume em prestígio e força!

    Em um ano de Conferências de Juventudes a governadora dar exemplo pra todo Brasil: política de juventude se faz com prioridade, com uma boa equipe e com orçamento.

    Valeu Roseana!

    http://vereadorassisfilho.blogspot.com/

  2. O certo mesmo é refundar o Brasil, dar um para, para acertar, no Brasil tem mais coisa errada do que certa, no Brasil só é certo a dia de amanhã!!!, o resto é resto.
    Tudo é tudo, nada é nada já dizia o grande Tim Maios.

  3. A Ponte e a Fila
    A HISTÓRIA DE UM FILHO DA PUTA HONESTO
    A VENDA NA LIVRARIA SARAIVA

    Resumo
    O grau de honestidade, de certa forma, sempre foi tratado como um tabu. A esperança em encontrá-lo de forma satisfatoria nas outras pessoas é o que fazem alguns não enterra-lo dentro de si próprio de uma vez por todas. Ninguém quer ser vitima dos desonestos, mas, às vezes, fazem vitimas para os iguais.

    Autor
    Sufi, Sergio

    MAIS IMAGENS

    Detalhes
    Em nossa contemporaneidade, mas no passado distante, Laura Santos, uma órfã abandonada no portão de um convento, ainda bebê recém-nascido, foi encontrada pela irmã Sofia, uma freira, que com a ajuda de outras irmãs a criou e a educou dentro dos princípios cristãos. Aos seus dezessete anos, em uma investida de caridade, Laura conheceu Rebeca, uma drogada, interna em um hospício. Laura, em sua ingenuidade, achou ter encontrado uma amiga, porém, Rebeca a desvirtuou dos caminhos e das práticas cristã, levando-a a prostituição. Já pós-Balzaquiana, e conhecendo os dois lados da vida, resolve dar um sentido à sua existência, concebendo um filho e ensinando-o, na sua concepção, o lado mais compensador da vida, pela sua experiência. O certo é que o menino foi aprimorado e se tornou o filho de uma puta honesto! Mas, mesmo na fase adulta, seus empreendimentos eram escassos. Formado em história, vivia conspirando contra a própria história da humanidade; sempre reinventava interpretações, que embora lógicas, não tinha como prová-las. Nos fatos históricos, que podiam ser temperados com profecias, para cada acontecimento, como marco na humanidade, criava hipóteses em forma de teorias, que ele norteava como certa, ainda mais quando essas podiam ser recheadas de algo divino, nestes acontecimentos. Quando perde a mãe por uma doença terrível, desenvolve em si um estado de inércia que nada parecia ter a menor importância. Assim, algo extremamente cotidiano o desperta para vida. Então, resolve ser um político, como forma de ocupar-se e trazer um novo sentido para a sua existência. E daí? Um filho duma puta honesto ele conseguiu ser! E agora como político! Será que ele conseguirá ser um político honesto? Esta é a historia de A Ponte e a Fila!
    Informação Adicional
    A VENDA NA SARAIVA
    Autor Sufi, Sergio
    ISBN 978-85-7923-251-0
    Páginas 243
    Formato