Quebradeira: deputados vão convocar diretores da Vale

Caminhões foram adquiridos ano passado

O deputado estadual Jota Pinto (PR) afirmou, nesta quinta-feira (24), que vai fazer novo requerimento à Mesa Diretora convocando não apenas os empresários lesados pela Vale, mas, também, os diretores da multinacional.

Pinto também quer explicações sobre a quebradeira das empresas maranhenses contratadas para prestar serviços para a mineradora.

“Temos que chamar os empresários, sim. Mas temos que chamar, principalmente, os diretores dessa empresa [Vale]. Não podemos mais aceitar essas gigantes virem aqui, enriquecerem, e quebrarem as nossas empresas”, disse.

O deputado criticou a margem de lucro da Vale, comparando-a com a quase nulidade de ações sociais em favor dos maranhenses.

“A Vale tem margem anual de lucro de quase 260%, sem um trabalho social relevante no Maranhão, sem ações no esporte, por exemplo”, cobrou.

Os deputados César Pires (DEM), Alexandre Almeida (PMN), Bira do Pindaré (PT) e Edilázio Jr. (PV) também voltaram à carga contra a empresa.

Caminhões

Em seu blog, o prof. Hostílio Caio lembra que, em 2010, a Vale adquiriu 14 caminhões fora-de-estrada para operar em Carajás. Valor do investimento: US$ 100 milhões.

Segundo o blogueiro, “esse é um dos fatos para o não pagamento das prestadoras de serviço da Vale no MA e PA”.

Leia mais aqui.

0 pensou em “Quebradeira: deputados vão convocar diretores da Vale