Operação Donatário foi desencadeada em seis municípios; quadrilha pode contar com 55 integrantes

A Operação Donatário, desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (25) no Maranhão cumpre 39 mandados de busca e apreensão em seis cidades do Maranhão: São Luis, São José de Ribamar, Turiaçu, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e Buriticupu.

Foram mobilizados para a ação 160 policiais federais e 15 analistas da Controladoria Geral da União, recrutados do Maranhão, Ceará, Pará, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.

Eles desbarataram uma quadrilha que conta com cerca de 55 pessoas, entre servidores e ex-servidores do INCRA, do Instituto de Colonização e Terra do Maranhão (ITERMA), um policial civil (atualmente delegado agrário), construtores, lobistas e presidentes de associações e cooperativas de assentados.

O esquema girava em torno do desvio de recursos da modalidade de Crédito Instalação, liberados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para construção de casa em projetos de assentamentos (PA) em favor de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Na maioria dos casos investigados, as casas não foram construídas, estão inacabadas ou foram levantadas com material de baxíssimo custo.

Constam do inquérito, por exemplo, 535 fotografias de casas inacabadas, não construídas ou construídas com material de baixíssimo custo (taipa) apesar da liberação de recursos pelo INCRA para conclusão dos imóveis.

O nome da OPERAÇÃO DONATÁRIO é uma referência ao título que, na organização colonial portuguesa, era dado à pessoa a quem era concedida a donataria de um território ou capitania, o qual, agindo por delegação do rei, administrava-o, buscando sua colonização e o aproveitamento dos seus recursos.

Daqui a pouco, às 14h30, terá início uma entrevista coletiva.

(Com informações do Polícia Federal)

0 pensou em “Operação Donatário foi desencadeada em seis municípios; quadrilha pode contar com 55 integrantes

  1. Alguém preso!?… não vai dar em nada… não tem cadeia para ladrão de colarinho branco, a PF cumpre sua obrigação, investiga, se aprofunda nas caça as prova faz um inquérito com prova robusta, mas a Justiça não manda prender, dizem, todos os implicados já estão com Habeas Corpus preventivos, estão por ai passeando, tranquilos nos seus carrões, hoje é dia de grogue, um wiskzinho, que bom que se exploda o povo, para eu vender o que sobra;
    Advinha pra quem?