Benedito Terceiro é exonerado do INCRA

Terceiro: um dos cabeças do esquema

Apontado pela Polícia Federal como um dos cabeças do esquema que pode ter desviado R$ 4 milhões do INCRA, Benedito Terceiro foi exonerado do cargo de superintendente do órgão no Maranhão.

A informação foi dada em nota assinada pelo presidente do INCRA, Rolf Hackbart.

Leia a nota.

“Em relação à investigação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de apurar possíveis irregularidades nas ações de servidores da Superintendência Regional do Incra no Maranhão, a direção nacional do Instituto informa que:

Por decisão do presidente do Incra, Rolf Hackbart, a partir de hoje, o superintendente regional do Incra no Maranhão, o ouvidor agrário estadual e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos no estado estão exonerados de suas funções. A decisão visa garantir uma apuração isenta, transparente e célere dos indícios de irregularidade apresentados pela investigação da PF e da CGU. Para ocupar interinamente a chefia do Incra no Maranhão, será nomeado o servidor de carreira Luiz Alfredo Soares da Fonseca, que assumirá o posto na próxima segunda-feira (28/02), em São Luís;

O presidente do Incra determinou ainda o deslocamento de uma equipe de Auditoria Interna para o Maranhão, também na segunda-feira (28/02), com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de apuração que já estavam em andamento na autarquia;

Em novembro de 2010, a Auditoria Interna do Incra expediu um relatório preliminar com o levantamento sobre pagamento de crédito aos assentados. Em decorrência dessa apuração, os servidores envolvidos na aplicação dos créditos foram notificados a entregar a prestação de contas da concessão dos recursos, além de outras medidas de controle interno administrativo para reduzir os riscos na aplicação dos créditos;

Outra medida adotada pelo Incra foi a inscrição, em situação de inadimplência, de 43 entidades conveniadas com a Superintendência Regional no Maranhão junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal;

Por fim, a direção nacional do Incra reafirma o dever de apurar todos os indícios de irregularidades nas ações de servidores da autarquia e se coloca ao lado dos órgãos de controle pela defesa do patrimônio público e transparência da gestão.”

0 pensou em “Benedito Terceiro é exonerado do INCRA

  1. Quer dizer entao, que é só demitir Terceiro, tá resolvido metade dos poblema do INCRA, alguém tem que pagar por isso, não pode ficar assim não, e os 4 milhões desviado, quem vai devolver?
    Luis Alfredo, é um velho servidor do INCRA, já rodou o Maranhão todo, prestando serviço, já devia está aposentado, mas continua na lutar, é como gangalhar velha, morre o cavalo, mas ele continua na ativa.
    Vai em frente Luis, limpa esta sujeira, que só os efetivo tem capacidade de purificar, o resto é resto…

  2. NAO SEI , MAS CREIO QUE HAJA ALGM TIPO DE IRREGULARIDADES EM ALGUNS CREDITOS QUE FORAM LIBERADOS À ASSENTADOS AQUI EM SANTA LUZIA DO PARUA. FORAM LIBERADOS PARA OS ASSENTADOS DE SANTA LUZIA DO PARUA UMA QUANTIA APROXIMADA DE 20 MIL REAIS PARA COMPRAS DE ULTENCILIOS, SO QUE DESTES PELO MENOS 2 MIL FICAVA COM QUEM ELABOROU O PROJETO E O RESTANTE O ASSENTADO DEVERIA COMPRAR 10 MIL EM BOLAS DE ARAME. SÓ QUE A COMPRA ERA DIRECIONADA, O AGRICULTOR SO PODERIA COMPRAR EM UM DET. “MERCADINHO” AQUI EM SANTA LUZIA DO PARUA, SENDO QUE ESTE SUPOSTO MERCADINHO VENDIA PELO PREÇO MAIOR QUE TINHA NA CIDADE. NAO SEI SE ESTE PROCEDIMENTO E NORMAL, MAS QUE PARECE SER SUSPEITO ISSO SIM EU SEI.