“A greve continua”, diz representante do SINPROESEMMA

Sindicato diz que mantém agenda de mobilização

O secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), professor Júlio Guterres, afirmou na tarde desta quinta-feira (17), que a categoria foi surpreendida pela notícia da decisão do desembargador Marcelo Carvalho, que considerou ilegal a greve dos professores do estado.

Ele criticou o posicionamento do Governo do Estado e do magistrado, mas disse que o Sindicato ainda não foi notificado oficialmente da decisão.

“Fomos surpreendidos pela notícia dessa decisão ao final da passeata desta manhã. O governo passa para a sociedade a questão da greve em uma linguagem amena, mas a ação prática é confrontação e vem através de decisões como essa”, disparou.

Segundo o representante do SINPROESEMMA, enquanto não houver comunicação formal, a classe mantém a paralisação.

“Decisão judicial a gente cumpre. Mas ainda não fomos notificados oficialmente e, portanto, a greve continua. A decisão só passa a viger depois que formos notificados”, explicou.

Julio Guterres adiantou que está prevista para a próxima quarta-feira (23) uma Assembléia Geral em São Luís Nos municípios, as assembléias regionalizadas devem ocorrer dia 24. “Vamos discutir esse novo momento”, declarou.

Nota

Ainda nesta quinta-feira o SINPROESEMMA  lançou nota oficial reafirmando a continuidade do movimento. Confira a íntegra do documento.

NOTA OFICIAL

Diante de notícias informando que o desembargador Marcelo Carvalho determinou a abusividade da greve dos educadores públicos do Maranhão, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) vem a público para:

1-Informar que oficialmente a entidade não foi notificada da decisão judicial e, assim sendo, a greve continua sem prejuízo para os profissionais da educação;

2-Comunicar que em última instância quem decidirá a continuidade ou interrupção do movimento grevista é a categoria reunida em assembleia geral, como determinam o Estatuto desta entidade, e que estas serão realizadas entre os dias 23 e 25 deste mês;

3-Relembrar que o direito à greve está previsto na Constituição Federal e que o Sinproesemma buscará o caminho da Justiça para reverter a decisão dada em caráter liminar (provisória) e de forma monocrática;

4-Reafirmar a legitimidade do nosso movimento paredista, pois desde 2009, nós, educadores (professores, especialistas e funcionários de escolas), estamos empenhados na definição, aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, necessário ao reconhecimento e valorização do profissional, que pode dar ao ensino público a qualidade que a sociedade maranhense exige e paga por ela.

5-Afirmar que buscar na Justiça a decretação da abusividade de nossa greve é mais uma demonstração de que o governo Roseana Sarney (PMDB/PT) não está interessado nem no diálogo nem na solução dos problemas da educação pública, pois busca o confronto com os educadores, foge do debate na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, impede a realização de audiência pública sobre a questão e se escora em caríssima e mentirosa campanha de mídia;

6-Reafirmar que os educadores e educadoras maranhenses, representados pelo Sinproesemma, estão abertos à negociação e ao diálogo, mas não recuarão diante das ameaças, chantagens e repressão vindas do governo do Estado e continuarão em greve até que o Poder Executivo se disponha a negociar e atender as reivindicações dos trabalhadores.

Educação pública de qualidade só com o estatuto aprovado e o educador valorizado.

A greve continua! Estatuto já!
São Luís, 17 de março de 2011
Sinproesemma

0 pensou em ““A greve continua”, diz representante do SINPROESEMMA

  1. Poxa tem que acabar com essa greve não como só eu mais muitos alunos vamos fazer vestibular no final do ano ,e aí como vamos fazer,agente alunos somos só os prejudicados,já va´fazer 1 mes que essa greve está acontecendo.Quando chega no final do ano professor deixa monte de alunos reprovados por que,por que tão de greve e depois ficam botando pressão no aluno que não aprende nada……to chatiado com isso ….

  2. poxa tá na hora desse pessoal entrar em acordo porque só os alunos que são prejudoicados , no final do ano todo mundo fica doido trabalhos e mais trabalhos e ainda por cima os professores não conseguem passar todos os assuntos .

  3. o gente ta na hora da nossa gorvenadora negocia com os professores pois os alunos estao muito prejudicado

  4. eu espero que essa greve possa terminar logo, e que as exigencias dos professores sejam atendidas ,tomara esse ”belo governo democratico” possa reconhecer as necessidades dos nossos educadores, e nós aunos temos o direito de uma educação de qualidade!!

  5. Por favor acabem logo com essa greve, isso é uma pouca vergonha para os alunos do Maranhão, por isso nos do Maranhão nao somos bem valorizados, porque a sociedade ‘professores’ nao coperam, eu to pedindo porfavor que acabem com essa greve, porque nao prejudica so nos alunos mais tambem voces os professores.

  6. Os Maranhenses e os alunos da rede publica estadual de ensino precisam entender que essa greve e um grito de socorro dessa classe, reivindicando seus direitos e por qualidade na educacao maranhense, coisa que nao existe ha muito tempo.Se nao compreendem isso e porque ja se acostumaram com salas de aulas sujas, escola com bibliotecas sem livro e salas de informaticas sem computadores ou com todos danificados, talvez ja se acostumaram em disputar com o estado do Piaui os piores indices de desempenho nos exames nacionais do ensino medio, talvez ja se acostumaram com predios depredados e aulas dadas sem recursos ate mesmo para fornecer uma xerox sequer para os professores trabalharem com seus alunos em sala de aula. Infelizmente quem ja esta acostumado com esse tipo de situacao, nao consegue perceber que deveriam engrossar as fileiras de lutas travadas pelos professores contra os desmandos de um governo corrupto e facista. ah quem dera se esse povo despertasse!