Marcos Caldas vai propor CPI da Grilagem no Baixo Parnaíba

Caldas já começou a coleta de assinaturas

O deputado Marcos Caldas (PRB) deve apresentar, ainda nesta semana, requerimento à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa propondo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a ocupação de terras localizadas em municípios do Baixo Parnaíba.

Marcos Caldas explicou que em cidades como Brejo, Anapurus, Santa Quitéria, Chapadinha e São Bernardo é comum constatar que pessoas, muitas delas de outros Estados, adquiriram, em um curto espaço de tempo e de forma duvidosa, grandes lotes de terra.

Ele citou o caso do empresário Gilmar Gaúcho, de Chapadinha, que recentemente adquiriu 20 mil hectares de terras pertencentes a uma reserva do Estado em Santa Quitéria.

No último fim de semana, o blog revelou com exclusividade que populares de três povoados de Santa Quitéria atearam fogo em dois dos seus tratores que estavam em terras ocupadas.

“Este gaúcho, que chegou na região sem nenhum tipo de recurso, ocupou estas terras e anda falando para todos que as mesmas são devolutas do Estado. Até onde sei, esta terra tem dono. Este é apenas um exemplo para mostrar que na região do Baixo Parnaíba está ocorrendo uma grande onda de grilagem. Estas pessoas [grileiros], como se não bastasse o fato de estarem invadindo terras alheias, ainda ameaçam a população pobre destes municípios”, disse.

Nos bastidores, entretanto, comenta-se que o parlamentar não consegue as 14 assinaturas de que precisa para instalar a Comissão.