Contra fraudes, SES vai propor novo modelo do PSF ao Ministério da Saúde

Ricardo Murad presidiu a reunião

As fraudes no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS), denunciadas pelo jornal O Globo esta semana, foram o tema central da reunião extraordinária desta quinta-feira (31) da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), presidida pelo secretário Ricardo Murad.

No encontro ficou decidido que o Estado vai propor ao Ministério da Saúde um novo modelo para o Programa Saúde da Família (PSF). A idéia é acabar com as irregularidades e nova proposta deve ficar pronta em 15 dias.

Segundo reportagem de O Globo, o SUS é corrompido por informações falsas em seus cadastros, que permitem a médicos manter o credenciamento em até 17 unidades de saúde, e abrem brechas para o comércio de CPFs com o objetivo de burlar as regras do Programa Saúde da Família (PSF).

“Esta é uma prática inadmissível que acontece também em outros estados, inviabilizando a permanência do atual modelo. Por isso formamos uma comissão com representantes do Estado e do município para apresentar uma nova proposta de PSF no prazo de 15 dias”, disse Murad.