Mesa Diretora suspende convocação a Olga Simão

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa decidiu conceder efeito suspensivo à convocação da secretária de Educação, Olga Simão, para tratar da greve dos professores na Casa.

A aprovação do requerimento, de autoria do deputado Marcelo Tavares (PSB), aconteceu na última segunda-feira (27), mesmo com a presença de vários deputados governistas em plenários.

Os que votaram a favor da convocação alegaram desatenção, mas há quem veja no gesto um ato de rebeldia contra o próprio governo.

Os líderes do governo, Manoel Ribeiro (PTB), e do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão (BPM), Stênio Rezende (PMDB), foram os responsáveis por articular a reconsideração.

Marcelo Tavares e Bira do Pindaré (PT) condenaram a posição da Mesa. A oposição, agora, deve recorrer à Justiça para conseguir manter a convocação.

0 pensou em “Mesa Diretora suspende convocação a Olga Simão

  1. A base governista está dando clara demonstração de politicalha, só serve para desobedecer as Leis de forma transparente e de modo que não se cumpra as Leis vigentes do estado e do país.

    E o pior não foefrecer condições para que o cidadão possa ter muito mais condições de cobrar, exigir, fiscalizar a coisa pública, ou seja, controle social. Um exemplo de tirania no processo democrático.

  2. A governadora do Maranhão parece pisar em ovos a cada passo, não só pisa como os esmaga a todo instante, principalmente porque escolheu como secretários de Estado pessoas indicados por terceiros, pessoas que não detém a mínima capacidade para ocupar o cargo o qual Roseana confiou. Mesmo prometendo e propalando que faria o melhor governo de sua vida, a governadora se afoga em inação, escândalos, greves e ameaças de paralisação.

    Um dos maiores ‘calcanhares de Aquiles’, que enfrenta o governo da filha de Sarney é sem sombra de dúvidas o impasse na greve dos professores. O movimento grevista já se encaminha para quase dois meses de greve sem que a nada competente secretária de educação do Maranhão, a goiana Olga Simão, consiga negociar com os educadores. Olga não só demonstrou total desconhecimento da pasta que assumira, como implementou velhas e sorrateiras medidas no intuído de acabar com a greve, desde ameaças de exoneração até descontos de salários, assim como uma campanha difamatória dos professores sem precedentes em toda História recente do Maranhão, o que se viu no decorrer desses dois meses de greve foi algo que só se assemelha aos períodos mais sombrios da ditadura militar.

    No meio deste caos causado pela falta de diálogo da Seduc com o sindicato que representa os grevistas, os deputados do Maranhão se propuseram a convocar a secretária de educação para que esta explique aos deputados e à sociedade maranhense, o que tem feito de concreto no sentido de por fim a greve por meio de artifícios legais na mesa de negociação. Nesta semana os deputados da oposição no Estado apresentaram requerimento para que a ex-telefonista particular de Roseana, fosse à casa do povo prestar os devidos esclarecimentos que lhe incumbe enquanto chefe da Seduc; Os deputados até conseguiram convocar Simão, porém, o governo do Estado não ficou nada satisfeito com os deputados, e no típico mandonismo e ingerência costumeiros, o executivo se ‘moveu’ para desconvocar a secretária Olga Simão, ou seja, os deputados irão desfazer uma ação que eles aprovaram simplesmente para satisfazer os caprichos pessoais da governadora e blindar a nada competente secretária que responde pela secretaria.

    Como já é quase certo que os deputados ‘desconvoquem’ a Simão, eles apenas dirão ao povo do Maranhão que não tem a mínima independência em relação ao poder executivo, ao contrário são escravos subservientes de um poder que tentar blindar flagrantemente uma secretária inepta.

    Mas, o que teme o governo do Estado do Maranhão ao exigir que os deputados desfaçam uma ação livre e independente do poder legislativo? Ora, a resposta é simples: o governo, por meio de Roseana, teme que sua amiga e ex-telefonista particular seja ridicularizada perante todo o Maranhão, ao não responder os questionamentos que fariam os deputados; ou seja, a secretária iria passar por maus bocados, quando lhes fosse perguntado por que ela nunca quis negociar a greve, e por que ela permitiu a perseguição de milhares de professores em todo Estado.

    Ao se acovardar e ‘correr’ com medo mesmo antes de ver o ‘bicho papão’, a secretária de Roseana só comprova o que todos suspeitam, ela não entende de absolutamente nada de educação ou das competências os quais lhe foi confiado, a goiana entende tanto da pasta que assumiu, quanto entende as duras realidades dos maranhenses.

    É deste modo que esta senhora ajudará Roseana no ‘melhor governo de minha vida’?!

  3. Ai tem, sujeira nesta Secretaria de Educação!, só pode?.
    Como é possivel um negócio deste, imagino que tem muito podre nesta administração, e esta Assembléia Legislativa pode mudar o nome para Pocilga, é o nome mais adequado para esses deputados da Base Governistas, não passam de um bando de insignificantes, reles serviçais da cozinha de Rosengana, vão tomar banho seus imundos.

  4. É UMA VERGONHA…ATÉ UM SIMPLES SOLDADO DA PM QUE NEM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO TEM OU UM CABO OU SARGENTO(NO MA TEM MUITOS E MUITOS…..QUE ENTRARAM PELA JANELA…….NEM LER DIREITO SABEM….) GANHAM 2 OU QUASE 3 MIL REAIS …….CRIE VERGONHA ROSEANA E PAGUE BEM AOS PROFESSORES, QUE ESTUDAM E APERFEIÇOAM-SE A CADA DIA……..ISSO É FALTA DE MORAL, VERGONHA SUA GOVERNADORA………NÃO SEJA INGRATA, TRATE BEM OS EDUCADORES…..OU ENXERGEM LOGO O CAMINHO DO INFERNO……..

  5. Silvestre, vamos ver as coisas por outro ângulo; Todos trabalhadores tem deirieto a um salário justo, seja de qualquer categoria, esses seu comentário é um dos mais mesquinho que eu já vir, eu até compreendo o seus estado de espírito de desrespeito de Rosengana para com os trabalhadores da educação, cada um tem que lutar para sua melhoria, é um direito que os acistem, não faça comparações inconsequentes.
    Lutem para os professores vencer esta guerra, não se deixem abater pelo cansaço, persista, qualque ganho de vocês vierem obter desta greve, será fruto de coragem e destemor, não tenham medo, vão em frente, só a luta muda a vida. Depois da tempestade vem a bonança.