Saúde realiza Dia “D” de vacinação contra a Influenza

Aposentada recebe dose da vacina

Proteger a população brasileira contra a Influenza é o objetivo maior da campanha nacional de vacinação que teve o seu Dia “D” neste sábado (30), em todo o país. A mobilização do Ministério da Saúde e coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) teve início dia 25 de abril e prossegue até 13 de maio.

Na manhã deste sábado, a SES promoveu o Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza. Estiveram reunidos no Posto de Saúde da Liberdade o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro; o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Henrique Jorge; e o secretário municipal de Saúde de São Luis, Gutemberg Araújo.

A estratégia tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação contra a gripe. Este ano a campanha tem uma novidade: além dos idosos, que já participam da campanha anual de vacinação, este ano as gestantes e crianças entre 6 meses e 2 anos poderão se vacinar. “Estes três grupos de riscos são aqueles que, quando contraem a Influenza, apresentam um maior número de complicações da doença”, explica Alberto Carneiro.

A expansão dos grupos de riscos participantes da campanha deve-se a uma mudança na vacina usada para imunizar contra a Influenza. Ela é do tipo trivalente, com proteção também para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. “A única diferença entre as vacinas é que as crianças deverão tomar em 2 doses, com 30 dias de intervalo entre elas”, conclui Alberto Carneiro.

(As informações são da assessoria)