Fraude no IPTU: contribuinte denuncia aumento de quase 1.000%; Chico Viana acha normal

Um leitor encaminhou ao blog extratos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) pago por ele em 2010 e o que deve ser pago em 2011. A diferença é absurda!

No mesmo endereço, para o qual foi cobrado R$ 1.071,06 de IPTU ano passado, o contribuinte terá que pagar, este ano, R$ 10.064,92. Aumento de aproximadamente 1.000% (veja reproduções).

Mesmo assim, o vereador Chico Viana acha tudo normal. Em comentário na página do blog no Facebook, ele diz que a Câmara vai aprovar a lei de “qualquer jeito”, caso o assunto retorne ao legislativo.

“Houve votação na Câmara, sim. No que o promotor se apega é que deveria ser aprovada por lei complementar e não por lei ordinária, tolice. Nós a aprovaremos de qualquer jeito por ser de justiça. Achei, correto, legal e, principalmente justo. Aprovarei novamente quantas vezes for nos termos que foi aprovada na primeira vez. É de minha prerrogativa e vontade”, disse.

Duro, vereador, vai ser convencer a classe média de que o prefeito João Castelo (PSDB) não quis fazer política eleitoral ao “carregar” no imposto nessa faixa da sociedade, para isentar 130 mil famílias de baixa renda.

É descarada caça ao voto. Da pior maneira possível.

Nota: às 14h20, o vereador Chico Viana, em comentário ao blog, diz o seguinte:

“Caro Gilberto:
Se os dados são estes, e não há porque duvidar de sua credibilidade,não é nada normal e correto.

Serei o primeiro a protestar e contestar um aumento absolutamente abusivo e injustificável, do caso divulgado. Não tenha a menor dúvida disso.

Estou imprimido o documento ampliado para pedir explicação aos responsáveis.

Valeu a colaboração, continue”


0 pensou em “Fraude no IPTU: contribuinte denuncia aumento de quase 1.000%; Chico Viana acha normal

  1. Caro Gilberto:
    Se os dados são estes, e não há porque duvidar de sua credibilidade,não é nada normal e correto.
    Serei o primeiro a protestar e contestar um aumento absolutamente abusivo e injustificável, do caso divulgado. Não tenha a menor dúvida disso.
    Estou imprimido o documento amplicado para pedir explicação aos responsáveis.
    Valeu a colaboração,continue.

  2. SOU FÃ INCONDICIONAL DO VEREADOR CHICO VIANA, MAIS POR FAVOR VEREADOR, NÃO DEIXE SUA AMIZADE COM O PREFEITO LHE CEGAR!
    O SENHOR É UM HOMEM JUSTO, E SABE QUE ESSE NÃO É O CAMINHO.
    ABRAÇO!

    • Nem sou tão fã assim do Chico, mas pelo que entendi, ele não está deixando a amizade cegá-lo. Basta ver o comentário que fez sobre o assunto depois que viu os documentos que apresentei.

  3. Ele mora onde? No Calhau? Tem que ver quanto valeo o metro² do terreno que ele mora. A alíquota do IPTU é cobrada em cima disso.
    Vi hoje que há 20 anos não se atualizava esse m² de São Luís, há 20 anos o Calhau não valia nada. Agora hoje…

    • Isso justifica, então, modificar a PGV unilateralmente? Justifica enganar o cidadão? Justificar burlar a lei? Sou a favor da atualização da PGV, mas por vias legais.

      • Quais seriam essas vias legais? Vc já mostrou alguma prova que ela foi fraudada? Vc ainda não entendeu, pra que haja erro é preciso que a avaliação feita esteja acima do valor de mercado. Pq vc não mostra a avaliação de mercado da area do referido morador e pergunta se ele quer vender a casa pelo valor que foi avaliada?

        • Meu amigo, mesmo que uma nova avaliação aponte os mesmos valores que a Prefeitura quer praticar hoje, não se pode negar que houve fraude. Isso está comprovado nos depoimentos de quem participou das reuniões da tal comissão. Todos são uníssonos quando dizem que não votaram e não aprovaram nada. E mais: por que os valores apresentados pela AEROCARTA são uns, e os encaminhados pela Prefeitura à Câmara são outros? Se não foi a Prefeitura que manipulou os dados, quem foi?

  4. Dez p/ Chico Viana, que diante de dado corretos mudou suo postura. É isso que se exige de homem público.

  5. Porque vc não mostra também milhares de pessoas que serão isentas? Isso não é notícia? De que lado você está?