Haddad e Gastão debatem PNE com dirigentes municipais de Educação

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou reunião quinta-feira (5) para debater o Plano Nacional de Educação (PNE) junto aos secretários municipais de Educação de todo o Brasil. Uma das principais preocupações da instituição é a falta de recursos para atender as metas estabelecidas pelo Governo Federal.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que durante a elaboração do PNE várias entidades e organizações sociais, além de instituições de ensino, foram ouvidas para chegar ao texto atual. “Há muita coisa para fazer, ajustar e honrar. Façam chegar pela Undime suas reivindicações para que possamos respondê-las de maneira organizada. Peço apenas que nos comportemos como educadores, não queremos saber de partido político. Nossa prioridade é criança na escola”, garantiu.

Para o presidente da Comissão Especial do PNE, deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), o período de análise do novo Plano é favorável. “Vivemos um momento excepcional da Educação brasileira. Todos falam sobre educação. Quatro grandes jornais brasileiros destacaram repórteres para cobrir o assunto e todos são unânimes ao falar em qualidade”, destacou.

O presidente afirmou que o PNE deve ser modificado na Câmara. “Temos a visão de que vamos tratar de problemas educacionais do século passado e do próximo século e precisamos ajustar as regras de transição para algumas etapas. Portanto, a palavra é equilíbrio, é buscar o contraditório, mas acima de tudo, criar condições para que a gente possa entregar até novembro ao Senado”, defendeu.

Três propostas da Comissão

Durante seminário da UNESCO em parceiria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizado também nesta quinta-feira, Vieira informou sobre a necessidade de elaborar um PNE que seja um instrumento forte para melhorar a educação do país. Ele acredita que não seja possível tratar de forma linear todas as demandas educacionais. “Precisamos saber o que vamos priorizar nos três primeiros anos, nos anos seguintes, nos três últimos anos e assim por diante.”

Por último, o deputado sugeriu ao ministro Haddad que o PNE seja apresentado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal – que reúne ministros, sociedade civil organizada e os principais empresários brasileiros. “A idéia é criar interfaces com alguns ministérios e informar a importância do Plano para toda a sociedade brasileira”, encerrou.

(As informações são da assessoria)