FAMEM leva 120 prefeitos a marcha em Brasília

Hildo Rocha e Marreca: união pelo royalties

Confirmou-se nesta terça-feira (10) o que o prefeito Junior Marreca, presidente da FAMEM, havia previsto no fim da semana passada: o Maranhão bateu recorde de participação de prefeitos na Marcha em Defesa dos Municípios, a chamada Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

São 120 gestores municipais maranhenses na capital federal.

“A caravana do Maranhão é uma das mais numerosas nesta Marcha. Isso significa o grau de amadurecimento dos colegas prefeitos. Com apoio da bancada federal do Maranhão, com certeza conseguiremos mais avanços”, destacou Marreca.

No primeiro dia da marcha, a principal discussão girou em torno da partilha dos royalties do petróleo. Os prefeitos defendem a necessidade de o Congresso revisar o veto do ex-presidente Lula à divisão dos royalties. Pelas regras atuais, apenas as cidades “produtoras” têm direito às divisas geradas pela exploração do recurso.

Governo do Estado

Representando o Governo do Estado, o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, também fez coro com a FAMEM.

“O Petróleo extraído no subsolo dos oceanos é de propriedade da União, por isso deve ser dividido de forma igual, de acordo com o critério populacional. Dessa forma, as prefeituras e os governos estaduais passarão a contar com mais recursos para a saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego”, ressaltou Rocha, afirmando que o Maranhão defende a revisão do veto e a regulamentação imediata da Emenda Constitucional 29, que trata da Garantia de Recursos Públicos para Saúde e sua forma de aplicação.

Nesta quarta-feira (11), os prefeitos já têm audiência marcada com a bancada federal maranhense, às 11h30.

0 pensou em “FAMEM leva 120 prefeitos a marcha em Brasília

  1. Senhor Gilberto,
    Conheço as articulações tanto da FAMEM quanto da Secretaria de Articulação Política, tenho certeza que os méritos são do Secretário Hildo Rocha.