Comissão Especial reúne especialistas para debater PNE

O deputado federal gastão Veira (PMDB) convocou audiência pública para a próxima quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, com o intuito de discutir com especialistas o Plano Nacional de Educação (PNE).

Foram convidados Simon Schwartzman, que preside o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro e também foi presidente da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1994-1998); e José Francisco Soares, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977), doutorado em Estatística pela University of Wisconsin – Madison (1981) e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (2002).

Presidente da Comissão Especial que discute o PNE na Câmara, Gastão tem sido um dos maiores entusiasta das discussões sobre o assunto.

“Estamos trazendo especialistas na área, que reúnem experiências internacionais e que não foram ouvidos durante a produção do plano pelo Ministério da Educação (MEC). Queremos dar espaço às sugestões e caminhos para melhorar nossa educação”, explicou, segundo a Agência Câmara.

Criada no dia 22 de março, por Ato da Presidência e instalada no dia 13 de abril deste ano, a comissão é destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei n.º 8035/2010, do Poder Executivo, que “aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) é o presidente e o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), o relator. A análise do PNE é conclusiva na comissão especial, que substitui as comissões temáticas e as comissões de Finanças e Constituição e Justiça. Por dar um procedimento mais célere a analise da proposta, após aprovação, segue para votação no Senado.

Com informações da Agência Câmara