Regionalização da saúde: cartas na mesa sexta-feira

Deve dominar a próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), sexta-feira (3), na Assembléia Legislativa, o assunto regionalização da saúde do Maranhão.

Na mesa, estarão duas propostas distintas: uma da Secretaria de Saúde, e outra da FAMEM, Cosems e Comissão de Saúde da AL.

A idéida do secretário Ricardo Murad é dividir o estado em 10 regiões. As outras três entidades preferem que o atendimento da Média e Alta Complexidade (MAC) seja feito em 19 regiões distintas.

“O que propomos é que se aproveite a organização do estado, que atualmente já é dividido em 19 regionais epidemiológicas. Pela nossa proposta, o trabalho a ser feito de agora em diante é justamente para fortalecer essas regiões”, explica a presidente do Cosems, Iolete Arruda, secretária de Saúde de Lago do Junco.

Ricardo Murad acredita que saída deve ser o consenso.

“O que estamos fazendo, com esse programa, é intervir no sistema de saúde, para colocá-lo em condições de se concretizar a regionalização. A partir de agora, vamos discutir o modelo a ser seguido, e vamos encontrar uma solução de consenso, para viabilizar a descentralização da média e alta complexidade”, disse.

As duas propostas têm um objetivo comum: descentralizar o atendimento MAC, mas, a despeito do discurso otimista de Murad, a reunião deve ser tensa.