Ouvidoria da OAB instaura processo contra advogado suspeito de pedofilia

A Ouvidoria da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil instaurou, na última terça-feira (28), processo ético-disciplinar para apurar a responsabilidade do advogado Airton José de Souza, (OAB/MA n0. 4389) no caso em que é acusado de pedofilia.

O advogado teve prisão decretada na noite da última sexta-feira (24), dentro do parque infantil Kangooplay, em São Luís, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Esatdo. A prisão fora determinada pela 11ª Vara Criminal.

Em depoimento à Polícia Civil da Capital, um adolescente afirmou ter sido forçado a manter relações sexuais com o advogado, em julho do ano passado, quando teria sido trancado em seu escritório, forçado a assistir a um vídeo pornográfico e a praticar o ato. O garoto afirmou ainda que três dias depois foi amarrado pelo acusado, em seu quarto, onde teria sido novamente violentado.

Durante o depoimento prestado à Delegacia de Proteção à Criança e ao adolescente (DPCA), Airton Sousa esteve acompanhado dos advogados Ricardo Azoubel e Erivelton Lago, membros da Comissão de Prerrogativas da OAB/MA, que foram resguardar os direitos assegurados pela profissão, no caso específico, a garantia de prisão especial e assistência jurídica.

O processo aberto pela Ouvidoria da OAB/MA considera o fato de “grande comoção social” e cita que o advogado já responde penalmente “pela conduta a ele atribuída”. O processo menciona a “gravíssima violação ao Código de Ética e Disciplina do Advogado” e a necessidade de tomada das devidas providências, “para que não se tenha dúvidas acerca da moral e da idoneidade do advogado denunciado”.

Integrantes da Ouvidoria da Seccional maranhense da OAB informaram que a determinação do presidente Mário Macieira é de apuração imediata de todas as denúncias, sendo respeitado o amplo direito de defesa de todos os acusados.

3 pensou em “Ouvidoria da OAB instaura processo contra advogado suspeito de pedofilia

  1. em 2005 dei entrada em um processo de endenização,firmado por uma empresa governada pela secretaria de saude,que essa empresa trabalhava com pessoas dentro de hospitais, e eu sou uma dessas pessoas, sendo que o advogado que estava no caso é da aob,e ja se pasaram 06 anos e ele todo tempo diz que ainda não foi resolvido nada,e gostaria de saber se eu posso passar esse processo para outro advogado? pois ele não se manisfestou quando nessesario, sendo ele responsavel pelo caso..

Os comentários estão fechados.