Roseana Sarney e Eduardo Campos tratarão de reforma tributária em reunião

Campos: defesa dos insteresses do NE

Vai ser política, também, mas eminentemente técnica a reunião desta quinta-feira (28) entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Campos vem ao Maranhão para a solenidade de filiação de Roberto Rocha ao Partido Socialista Brasileiro, às 17h, na Assembléia Legislativa.

No encontro entre os governadores, marcado para as 15h, no Palácio dos Leões, Roseana e Eduardo Campos voltarão a falar sobre a proposta única de Reforma Tributária para a região Nordeste, definida no último Fórum de Governadores do Nordeste e já apresentada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O principal ponto fechado entre os governadores no fórum do mês d ejunho foi o de redução nas alíquotas interestaduais a 0% (zero por cento), ou seja, que 100% do ICMS tenha recolhimento no seu destino (destino puro), condicionando-se tal medida à aprovação concomitante de um fundo vinculado constitucionalmente, destinado a manter na região Nordeste as empresas que perdem seus benefícios fiscais, bem como a atrair novos investimentos e compensar possíveis perdas dos estados.

Os governadores pretendem mostrar ao Supremo Tribunal Federal (STF) os impactos negativos que as decisões do órgão referentes a benefícios fiscais podem trazer para a economia dos estados nordestinos. Roseana Sarney e Cid Gomes saíram do evento com a atribuição de articular essa discussão com o STF.