Roberto Rocha é do PSB

Campos: convite pessoal a Roberto Rocha

O ex-deputado federal Roberto Rocha assinou, nesta quinta-feira (28), a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em evento realizado na Assembléia Legislativa, do qual participaram as principais lideranças do partido no estado, Rocha teve a chegada avalizada pelo presidente nacional da legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“Eu mudo de partido, mas não mudo de ideal. Sair do PSDB não foi uma decisão fácil, mas eu sabia que era necessária a tomada de uma decisão política neste momento”, afirmou Rocha.

A declaração deixa claro o objetivo no neo-socialista: disputar a Prefeitura de São Luís, o que, no PSDB, seria impossível, já que o candidato natural é o atual prefeito, João Castelo (PSDB).

Desavença

Apesar da festa, o assunto que dominou a filiação foi o “entendimento” que acabou por levar José Reinaldo a “apoiar” a chegada do ex-tucano.

Semana passada, o ex-governador declarou-se publicamente contra a chegada de Rocha, principalmente porque desembarca para comandar o Diretório Municipal do PSB.

Eduardo Campos ponderou não haver desavenças entre Rocha e José Reinaldo, mas deixou claro que o convite ao ex-deputado federal foi feito pessoalmente por ele e que Roberto chega para comandar a legenda.

“Eu desconheço que haja desavença. Nós somos de um partido democrático, um partido que tem vida interna, vida ativa, onde nem todo mundo avalia as circunstâncias políticas da mesma forma, isso é natural”, disse.

E completou: “A chegada de Roberto anima a todos os quadros responsáveis do partido, porque faz o partido crescer. Sob a liderança dele, outras pessoas virão do Maranhão afora para disputar mandatos de vereadores, de prefeitos, de vice-prefeitos. Isso só vai fazer bem ao partido”.

Campos também argumentou que, quando não há entendimento, a direção vota e a maioria vence. “As diferenças quando se tem no partido se resolve com conversas, com diálogo, com a arte do entendimento. E quando a arte do entendimento não resolve, as direções partidárias votam e tomam a decisão. E a maioria vence e a minoria trabalha para, um dia, ser maioria”, ressaltou.

Ele só não conseguiu explicar por que, nesse caso, a maioria não prevaleceu, já que é o grupo do ex-governador José Reinaldo quem atualmente comanda o partido em todo o estado.