Aberta oficialmente a maior competição do esporte maranhense

Alim Neto e Joaquim Haickel na abertura dos Jogos

Aberta oficialmente, na noite desta sexta-feira (30), a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infanto (de 15 a 17 anos). A solenidade ocorreu no Ginásio Castelinho e contou com a com a participação de diversas autoridades, entre as quais o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, além de lideranças políticas e comunitárias, estudantes/atletas e representantes de federações esportivas do Maranhão.

A cerimônia de abertura dá início à última fase da edição dos JEMs em 2011. Mais de 2.800 estudantes/atletas estarão participando, somente da Etapa Estadual, a partir deste sábado (1º) até o próximo dia 11 de outubro, da maior competição esportiva estudantil do Maranhão. Ao todo, os JEMs deste ano contou com a participação de mais de 20 mil atletas somando-se todas as quatro fases de disputa: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e, agora, a Estadual.

A solenidade desta sexta-feira foi iniciada com o desfile das delegações que irão competir, a partir deste sábado (1º), na fase final dos Jogos Escolares. O desfile contou com a presença de estudantes/atletas de 21 municípios maranhenses, que ocuparam toda a quadra do Ginásio Castelinho e puderam acompanhar os juramentos destinados a atletas e árbitros.

Fabrício Costa Abreu, jogador da modalidade futsal, fez o juramento representando todos os atletas que estão nesta edição dos JEMs. Já Erodax Rocha Caldas, árbitro de handebol, foi o escolhido para representar a sua categoria no juramento oficial.

Em seguida, o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, deu boas-vindas aos atletas e afirmou que os JEMs 2011 irão seguir os ideiais olímpicos. “Tenho certeza de que a partir de amanhã estes atletas irão honrar os ideais olímpicos. O Estado do Maranhão, a governadora Roseana Sarney e a Secretaria de Esporte e Lazer têm a honra de receber, em São Luís, estes jovens que estão fazendo a história do esporte no Maranhão”, declarou.