BR-135: ministro nega interferência da Vale e diz que projeto era “insuficiente”

Projeto da BR-135: insuficiente

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou, nesta segunda-feira (24), que a Vale não interferiu no processo que culminou com o cancelamento da licitação para duplicação da BR-135, trecho São Luís/Bacabeira.

A denúncia foi feita pelo secretário de Estado de Cidades, Pedro Fernandes, durante reunião do ministro e seus assessores com as bancadas estadual e federal maranhenses e membros do Governo do Estado, hoje pela manhã, no Palácio dos Leões.

Ele explicou que a Vale estuda duplicar sua linha de trem, o que coincidiria com o projeto de duplicação da BR, por isso, de acordo com Fernandes, o interesse em atrasar a obra do Governo Federal.

Segundo Passos, a notícia “não passa de suposição”. “Isso [a denúncia de interferência da Vale no processo] não passa de suposição. Não há hipótese de haver qualquer interferência externa neste projeto”, garantiu.

Insuficiência

O ministro reiterou que suspensão da licitação se deu por falhas no projeto. “Havia uma insuficiência de informações na parte de sondagem, principalmente quanto ao trecho de 18km de solo mole, então decidimos cancelar o processo, para evitar problemas depois da obra iniciada”, declarou.

Apesar da visita, nada ficou mudado em relação ao que já havia sido acertado em Brasília entre o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, e o diretor-geral do DNIT, Jorge Fraxe.

Obra mesmo, só em junho do ano que vem.