Edivaldo Holanda Júnior defende prorrogação da DRU

O deputado Edivaldo Holanda Júnior, líder do PTC na Câmara Federal, reforçou em plenário, durante a orientação de bancada, a importância da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU).

A primeira etapa da votação aprovou a prorrogação até 2015. A DRU dá ao governo a possibilidade de utilizar livremente 20% dos recursos vinculados pela Constituição a áreas específicas. A vigência atual acaba em dezembro de 2011.

Em um debate que durou oito horas, o deputado Edivaldo Holanda Júnior defendeu a DRU como meio de viabilização do desenvolvimento do país e de afastamento de crise econômica. “Nosso modelo de relação entre os poderes Executivo e Legislativo requer que aprovemos a prorrogação da DRU, pois não dispomos de meio hábil para garantir a celeridade devida às adequações entre receitas e despesas necessárias muitas vezes à condução das políticas públicas”, discursou.

A votação em segundo turno no Plenário da Proposta de Emenda à Constituição 61/11, do Executivo, referente à DRU, está prevista para o dia 22 de novembro. O texto-base foi aprovado por 369 votos a 44.

Reunião com a presidente

Na segunda-feira, Edivaldo Holanda Júnior participou de reunião do Conselho Político, entre os líderes de bancada do Congresso Nacional e a presidente Dilma. Na ocasião, além de situar os políticos a respeito da reunião do G20, a presidente mostrou preocupação com os encaminhamentos e a dificuldade apresentada na Câmara para a votação da DRU e pediu que os deputados dessem prioridade à pauta em plenário esta semana.

(As informações são da assessoria)