Reeleição, antecipação de eleições e emendas

Foi a quebra de confiança de um deputado em particular e a ânsia pelo poder de, pelo menos, outros três o que quase desencadeia uma crise sem tamanho na Assembléia Legislativa esta semana.

O primeiro deixou vazar a uma assessora do PC do B – que fez chegar a setores da imprensa – a informação de que estava nos planos do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), a antecipação da eleição para a Mesa Diretora. O assunto é recorrente entre os parlamentares desde outubro.

Os outros pensam em romper um compromisso, firmado por nada menos que 25 deputados, segundo o qual nenhum membro da atual composição da Mesa, exceto o presidente, poderá concorrer à reeleição.

As razões de Arnaldo são simples de entender: o fantasma da cassação de Hemetério Weba (PV) ainda ronda a Assembléia. Concretizando-se, quem assume a cadeira definitivamente é o primeiro suplente Tatá Milhomem (PSD).

Na lógica do atual presidente – e na da maioria dos observadores da cena política local -, Milhomem é candidato natural à Presidência. E dos fortes. Antecipando a eleição, marcada originalmente para o final de 2012, Arnaldo tira o pessedista do páreo, já que suplente não pode presidir o Legislativo.

Entre os aliados, há quem discorde do modus operandi do presidente. Mas o que tem realmente incomodado o chamado “Bloquinho” é o posicionamento dos outros três componentes da Mesa. “Ninguém esperava uma atitude dessas. Havia um acordo, firmado por 25 deputados”, declarou ao blog um dos governistas.

Certo é que o clima tem sido tenso nos últimos dias. E algo que parece consenso é que todos aceitam a reeleição e não toleram a idéia de mudar a regra do jogo agora. Mas ninguém quer nem ouvir falar em antecipação de eleição. “Seria assinar um cheque em branco”, comentou outro governista.

Por enquanto, o assunto vai-se resolvendo interna corporis. Mas o Palácio dos Leões está atento. Mais do que nunca. “E não vai tolerar uma nova rasteira”, garante um deputado com amplo acesso ao Governo.

E agora, mesmo os novatos já têm direito a emendas…