Gastão quer Brasil poliglota

O ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), já elegeu sua principal prioridade à frente da pasta até a Copa do Mundo de 2014: “Quero que o Brasil deixe de ser um país monoglota”.

Em contato com o blog desde Montevidéu, onde reúniu-se, quinta-feira (17), com o embaixador Regis Arslanian, representante do Brasil na Associação Latino-Americana de Integraão (Aladi), Gastão disse que estuda uma maneira de incentivar os jovens brasileiros a aprender espanhol.

“O plano é fazer intercâmbio, onde os jovens do Mercosul vêm para o Brasil aprender inglês e os nossos jovens vão aprender espanhol com os vizinhos”, explicou o ministro, que disse ainda não ter definido critérios para escolha de que deve ser contemplado.

Além disso, o Ministério do Turismo ambiciona qualificar pelo menos 500 mil pessoas em inglês nos proximos três anos. Nesse aspecto, a estratégia é clara: treinar a turma da área de serviços (garçons, taxistas,vendedores) para receber com qualidade a enxurrada de turistas que chegará por conta do grande evento.