SSP crê em diálogo, mas se prepara para greve da PM

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, afirmou, nesta segunda-feira (21), acreditar no diálogo que vem sendo realizado entre governo e policiais, mas ressaltou que os órgãos decidiram tomar providências para garantir tranqüilidade à população em todo o Maranhão.

“Não acreditamos que vá acontecer o movimento porque temos uma polícia ordeira, disciplinada. Porém, caso haja necessidade estamos com uma ação articulada para que a população não seja penalizada”, disse, durante reunião dos órgãos que integram o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI), na sede da SSP.

Dia 23 encerra-se o prazo dado pelo deputado Manoel Ribeiro (PTB) e pelo presidente da Assembléia, Arnaldo Melo (PMDB), para que o Governo do Estado apresentasse uma proposta aos policiais militares e bombeiros, que paralisaram as atividade por 4h há duas semanas.

O Executivo, contudo, antecipou-se a esse prazo e reafirmou que as duas categorias estão incluídas num plano geral de valorização do servidor público estadual. Facções do movimento dos militares não está satisfeita com a resposta da governadora Roseana Sarney (PMDB) e pode partir para nova greve depois de amanhã.

É para conter esse movimento e minorar os prejuízos à população que o GGI tem estudado as melhores estratégias praticamente todos os dias desde a semana passada.

Particiam do Gabinete de Gestão integrada o Exército Brasileiro (24º BC); a Aeronáutica; a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP);  a Polícia Federal no Maranhão; a Polícia Rodoviária Federal; Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Delegacia Geral da Polícia Civil; além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e dos comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Bom senso

Na reunião de hoje, Aluísio Mendes ressaltou que acredita no bom senso dos militares e bombeiros, que estão cientes do compromisso do Governo do Estado com as categorias. “O governo está finalizando um projeto amplo, que atenderá todo o funcionalismo público, no qual os militares estão incluídos, a ser anunciado em breve. E o governo sempre valorizou essas categorias e vai continuar valorizando”.

O secretário também destacou avanços obtidos pelas categorias durante as negociações. “O governo está negociando há muito tempo e várias melhorias já foram acertadas, como aumento do vale alimentação, quepassou de R$ 130,00 para R$ 250,00, entre outras”.

Mendes ressaltou ainda que, em 2009, o Governo do Estado concedeu reajuste médio de 22,7% aos militares, fazendo com que o salário pago no Maranhão seja o sétimo melhor no ranking nacional. Ele elencou conquistas como a redução do interstício de 10 anos para cinco anos da promoção do soldado a cabo PM. Redução do interstício de 8 anos (tempo de serviço) e 6 anos (antiguidade e merecimento) para apenas 3 anos em ambos os casos, para a promoção do cabo a 3° sargento. Redução do interstício de 4 anos para 3 anos, para a promoção do 3° sargento a 2° sargento. A decisão permitiu a efetivação de 3.388 promoções de praças em todas as graduações.