Polícia bandida…

É impressionante a velocidade com que se avolumam casos de crimes envolvendo policiais no Maranhão.

Quem é pago para proteger o cidadão está, cada vez mais, fazendo uso da sua facilidade de acesso a armas e da proximidade com a marginalidade para se misturar com o que há de pior no que diz respeito à criminalidade.

Esta semana, dois casos emblemáticos.

_____________________Leia mais

O “6º de lixo”

Em Paulo Ramos e Marajá do Sena, no interior do estado, policiais civis são acusados pelo Ministério Público de cobrar de donos de bares e similares um pagamento mensal de R$ 15, a título de uma tal “taxa de segurança pública”.

Além disso, os mesmos empresários são obrigado, ainda, a pagar R$ 60 cada vez que precisarem fazer algum evento de maior porte no estabelecimento. Uma seresta por exemplo.

Para desespero dos proprietários, nos dias de eventos ainda aparecem os policiais militares, cobrando para fazer a segurança das festas, num verdadeiro mercado negro da segurança que deveria ser pública.

O outro caso deu-se em São Luís.

Na última segunda-feira (22), o juiz titular da 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar decretou as prisões preventivas de Júlio Cesar Pereira, sargento da PM, lotado no 8º BPM; e de Ivaldo Coelho, cabo reformado da PM.

Os dois são acusados do assassinato do traficante Robson Galvão, o Robica, em março deste ano, na Praia do Meio.

Segundo testemunhas, os dois policiais tinham envolvimento com o tráfico, e praticaram o crime como queima de arquivo.

São apenas dois casos, é verdade.

Mas reveladores de como, no seio da corporação, inda há muita polícia bandida…

12 pensou em “Polícia bandida…

  1. Ao povo do Maranhão

    Amigos conterrâneos em 1994 entrei na PMMA com esperança de feito uma ótima escolha,porque sem quis vestir a farda da briosa Policia Militar do Maranhão. Fora tinha uma imagem de uma Policia organizada, cumpridora das leias e humana, o tempo passou hoje são quase 18 anos de serviço prestado a comunidade, sem nunca ter sido punido e nem sido chamado a atenção. Durante todo esse tempo pensei que seria valorizado, pensei que minhas atividades seriam reconhecidas pelo os governantes. Só que que veio a decepção,eu para usar um colete aprova de bala para defender minha vida tive que comprar,para poder dar tiros de revolver em treinamento tive que comprar as munições durante o curso de PM, e para está sempre bem vertido com uma farda impecável tenho que comprar,pois o estado seria para me dar duas farda por ano,recebo uma a cada dois anos., eu nunca usei um uniforme de educação física comprado pela a PM,e ainda sou cobrado para praticar educação física.
    Há veio a modernidade compraram Pistola a formosa PT.40,li e uma artigo que uma pessoa para se dizer que está apto para usar a mesma,teria que dar no mínimo 50 tiros e eu coitado durante 18 anos de PMMA dei apenas 12 tiros,e ainda tenho que usar essa pistola no dia a dia. Com posso manusear essa Pistola se não estou apto para tal?
    Vi na tv um comercial falando de 900 viatura,beleza,mais como uma viatura pode rodar sem combustível? É isso mesmo, trabalho em uma cidade do interior do Maranhão em lá da PM MA só tem a viatura e as armas, os demais moveis e o combustível da viatura e doada pela a prefeitura e no dia que prende um amigo do prefeito ele corta tudo. Então essa é a segurança que eles fazem propaganda. Acabaram a lei do cão quando? O meu contra cheque como de qual quer PM MA ainda vem o subsídio, então tudo isso que sai na propaganda é mentira.
    O que o Secretario fala da criação de nova unidade é tudo mentira,pois os Batalhões que ele diz que foi criado,foi só de boca, a prova é no Site da PMMA lá não tem os 15º e 16º Batalhões de Policia,que o Secretario fala ter criado.
    Gostaria que a vigilância sanitária visitar os alojamentos dos Cabos e soldado,para ver como somos tratados, vá ao 8º Batalha e, São Luis para verem as condições dos colchões que são usado naquela unidade.
    Por tanto amigos,quero que todos que duvide que o nosso movimento não seja justo,que visite um quartel da PMMA em qualquer parte do Maranhão. Quem for com certeza vai dizer,”esses PM são uns heróis”.

  2. NAO SEI COMO FUNCIONA O SISTEMA DA POLICIA CIVIL NO QUE DIZ RESPEITO A COBRANCA DESSAS ^^TAXAS, AGORA QUANTO A MILITARES, OS MESMOS TEM OBRIGACAO DE FAZEREM A SEGURANCA PUBLICA SIM, POREM EM SERESTAS OU EVENTOS QUE VISAM UM LUCRO PARTICULAR É DE RESPONSABILIDADE DO ORGANIZADOR DO EVENTO ZELAR PELA SEGURANCA DAS PESSOAS QUE ALI ESTAO. A PM SO FARA AS RONDAS NO LOCAL.

    • OUTRO SIM, DIGO QUE SEMPRE EXISTIRA MAUS POLICIAIS, ASSIM COMO EXISTIRA MAUS MÉDICOS, JUIZES, PROFESSORES , JORNALISTAS EM FIM, TODA CLASSE DE PROFISSIONAIS ESTA SUJEITA A ESSE TIPO DE MAUS PROFISSIONAIS. NAO VAMOS GENERALIZAR.

      • Não há dúvidas de que há bons e maus policiais. NO post, em nenhum momento afirmo que toda a polícia é bandida. Citei apenas dois casos para mostrar como é vertiginoso o crescimento da criminalidade dentro das corporações

        • Gilberto, caso você creia na teoria do criacionismo: já parou para pensar em quando existiam na terra apenas quatro seres humanos (Bíblia – Gênesis 4), dois eram pais, e portanto fiscalizadores dos outros dois que eram filhos , um deles extinguiu a 25% da população do planeta. E agora? Ã? Acontece que havia também a onipresença de Deus, que com sua oniciência e apesar da sua onipotência, já sabia o haveria de vir. Hoje, me tira muito mais a serenidade do espírito o fato de saber que o aumento de uma ou outra letra está tirando bem mais do foco da leitura do que a falta (do modo mais Bizâncio possível) da pontuação. A modo xulo, população gigantesca+falta de políticas públicas que levem educação, segurança, saúde, saneamento básico…=crescimento desorbitante da criminalidade e de outros fatores cujas esferas são as mais ostensivas possíveis (o que tá na mídia, é só cutucar). Os casos omissos serão dirimidos por quem não é onipotente, oniciente e nem onipresente, mas tem vontade de ser e nunca o será. Obg.

    • Meu amigo, é obrigação do dono do estabelecimento zelar pela segurança interna, mas, no entorno, é obrigação do Estado.

      • Porque então, tem gente fazendo festa nas ruas, com direito a interdição e tudo mais e dependendo do cunho da festa, por exemplo uma seresta, o dono pagaria uma taxa(paga no banco ou em casas lotéricas), porque a festa é para fins lucrativos. Sonde.

  3. Muito interessante teu post, só agora! vem com esta estória!? no entanto, vc tem muito pouco explorado, a greve dos militares, seria bom que enfocassem este tema, pois no momento é de suma importância para a população acompanhar de perto o desenrolar das ações do governo, devido as intransigência da governadora de araque, que não atende nenhuma exigência de qualquer categoria que almeje salários digno.
    Rosengana está precisando de uma lição, para ela criar vergonha na cara e aprender a administrar com decência e deixar de enrolar os trabalhadores, com suas mentira deslavadas, postergando sempre para ganhar tempo, sem nunca encontrar uma solução que venha beneficiar os trabalhadores, Que o diga os Professores eternamente enganados e espoliado dos seus direitos.

  4. Vc tá certo caro blogueiro. O Brasil e o Maranhão está na lama há muito tempo. Vc vê bandido em todo lugar. No judiciário (a própria corregedora nacional Ministra Eliana Calmom disse que “há bandidos de toga”), Polícticos nem se fala (não vou dar nomes aqui pq só quem não sabe das coisas é o pobre sem instrução, e é por não ter instrução que eles colocam bandidos no poder), e pq que não falar também de jornalistas. Deve haver os que não cumprem a ética e a imparcialidade. Tem alguns que são também verdadeiros bandidos. Hasta la vista!

Os comentários estão fechados.