NOTAS DE SEXTA

Emenda 29: manobra inadmissível

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, chamou de manobra inadmissível a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 29, chamada de Emenda da Saúde, garantindo á União o direito de destinar à Saúde o valor aplicado no ano anterior acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores ao que se referir a lei orçamentária.

Prefeitos e sociedade em geral esperavam a destinação de 10% do Orçamento para a área.

“Esta manobra do Governo Federal contrariou a expectativa de toda a sociedade. É inadmissível que o Governo Federal jogue nas mãos dos municípios a incumbência da saúde, se ele mesmo não ajudou a população brasileira”, comentou nesta sexta-feira (9).

Gastão defende desoneração do Turismo

Em almoço com o secretário Estadual de Turismo, lideranças políticas e com o trade catarinense, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, convidou os presentes a contribuírem com sugestões e propostas para o desenvolvimento de uma nova política para desoneração da cadeia produtiva do setor.

O assunto será levado para a reunião do Conselho Nacional de Turismo, que acontecerá no próximo dia 15, em Brasília. O ministro assinalou a importância do diálogo e cooperação entre as partes: “Turismo se faz com parcerias entre poder público, entidades privadas e sociedade civil organizada. As ações se tornam mais efetivas e duráveis quando essas três vertentes estão integradas na sua formulação.”

Barraco no MP na Região Tocantina

Ganharam a boca do povo da Região Tocantina os problemas que um integrante do Ministério Público tem tido com a esposa, também integrante do MP.  Dizem as más línguas que as puladas de cerca da flor – que não foram poucas – já deram até em separação.

Mas, como o amor é maior, o casal de pombinhos já reatou.

Eita Ministério Público que tem história. Se forçar, dá rima.

Faltam quatro

A “CPI da Propina”, como tem sido chamada a investigação que pode ser aberta na AL para apurar as denúncias envolvendo o suposto pagamento de R$ 1,5 milhão a Stênio Razende (PMDB) para aprovação de matéria de interesse de empreiteiros, depende apenas de mais quatro assinaturas para ser instalada.

Já assinaram o requerimento de Bira do Pindaré, além do autor, Rubens Júnior, Luciano Leitoa, Eliziane Gama, Neto Evangelista, Gardênia Castelo, Tatá Milhomem, Carlinhos Amorim e Marcelo Tavares. Zé Carlos está viajando, mas garante que assina assim que retornar.

Sendo assim, faltam apenas mais quatro assinaturas para que a CPI seja instalada.

Se depender do que o titular do blog ouviu de alguns deputados na entrega da UPA do Araçagi nesta sexta…