MA é o sétimo melhor em ranking da violência

O Maranhão ostenta a sétima melhor marca brasileira no ranking da taxa de homicídios, publicado esta semana no “Mapa da Violência” .

Com uma média de 22,5 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, por ano, o estado está atrás apenas de Santa Catarina (12,9), Piauí (13,7), São Paulo (13,9), Minas Gerais (18,1), Rio Grande do Sul (19,3) e Acre (19,6).

O Tocantis também tem média de 22,5 homicídios por 100 mil habitantes/ano.

Quando o assunto são as regiões metropolitanas, contudo, São Luís não tem desempenho dos melhores, com quase o dobro da média estadual.

São 46,6 homicídios por 100 mil habitantes/ano. Os números só são melhores que os de Maceió (100,7), Belém (80,2), João Pessoa (72,9), Vitória (68,6), Salvado (60,1), Curitiba (56,8) e Recife (50,6).

Mulheres

O Maranhão também ocupa posição de destaque quando medidas as taxas de homicídio entre mulheres: está em quarto lugar, com apenas 3,4 homicídios a cada grupo de 100 mil mulheres.

Melhores apenas o Piauí (2,6), São Paulo (3,1) e Rio de Janeiro (3,2).

O estudo completo, com notas técnicas e comentários pode ser acessado aqui.

7 pensou em “MA é o sétimo melhor em ranking da violência

  1. Se você analisar bem, e sendo imparcial. Dá pra perceber um aumento significativo no da violência no Estado do Maranhão. Vejamos os dados: em 2000, era o Estado com menor taxa de homicídio (em 100 mil habitantes), e agora ocupa o 21º, ou seja, o 7º estado com menor taxa de homicídio (em 100 mil habitantes). Perdeu 06 posições. Então, o caso que deveria ser visto como um avanço significativo foi o de São Paulo que era o 4º e passou a ser o 25º. Segurança pública não tem mistério, investimento em pessoal e tecnologia, sem esse binômio daqui a 10 anos o maranhão ocupará um dos três primeiros lugares em violência.

    • Sim… como dá pra perceber um avanço significativo em todo o Brasil, amigo… o fato é que tentam pintar o estado como uma verdadeira “Faixa de Gaza” e os números mostram que ainda estamos muito bem. Concordo com vc que os números de SP são surpreendentes…

  2. O Problema não é o Estado e sim São Luís e Imperatriz que alavancam os índices… O Estado em sí é pacato, mas não podemos e nem temos nada o que comemorar. Pra mim, analisando o relatório somente SP tem o que comemorar em termos absolutos e relativos. Simples assim.

    • Vc analisa como eu: se o estado investir pesado em SLZ e ITZ, os índices vão lá pra baixo… Simples assim…

      • O investimento de todos os governos em Segurança, e eu sei bem disso, resume-se unica e exclusivamente em comprar viaturas, que é o out door ambulante de que o governo precisa para aparentar segurança. Polícia se faz com numero. Polícia é polícia junto… Polícia só é defunto. Em várias viaturas podemos ver dois políciais. Faltam policiais e qualificação dos que existem. Casos como o infeliz assassinato da Av. Guajajaras deveu-se ao total despreparo da guarnição. O Foco é São Luís, Imperatriz e Timon (por ser cidade dormitório de uma capital). Nestas cidades o poder público tem que jogar pesado.

  3. Alguns sensacionalistas tentam criar esse cenário no Maranhão. Enquanto a violência neste Estado não chega nem perto de: ES, BA, PE, AL, que têm índices altíssimos. Portanto, o que tem que ser feito, e para isso não precisa ser nenhum “expert” em segurança pública é mais investimentos. Não diria nem mais investimentos, e sim uma fiscalização rigorosa para que o dinheiro investido fosse realmente aplicado na segurança.
    Abraço.

Os comentários estão fechados.