Procuradora diz que reforma do “Espeto de Pau” é definitiva

No mesmo dia em que fora flagrada por um leitor do blog utilizando carro oficial da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) para fazer compras no shopping, a procuradora Fátima Travassos encaminhou à imprensa release com informação de que assinou contrato com a empresa Jatobeton Engenharia LTDA, para reforma estrutural do prédio das Promotorias da Capital, situado no Calhau.

É o chamado “Espeto de Pau”, cujas obras reiniciam em janeiro de 2012.

Para a Procuradora-Geral de Justiça, após mais essa reforma, o prédio terá uma solução definitiva para os problemas estruturais.

_____________________Leia mais

Fátima Travassos vai às compras em carro oficial

“Este momento é a solução definitiva dos problemas estruturais do prédio das Promotorias, com a qual damos principalmente uma satisfação social à sociedade maranhense que, durante muito tempo, questionou a paralisação da reforma, a qual se fez necessária em cumprimento aos ditames da lei Inclusive para contratação de projeto estrutural de reforma, que possibilitou a concorrência nº 01/2011, objeto do contrato nº 080/2011, celebrado nesta data”, afirmou, Fátima Travassos.

Lá em 2007, quando essa reforma começou, ela também deveria ter sido a solução definitiva para os problemas estruturais do prédio.

De lá para cá, já são mais de R$1.367.456,9 “investidos” na obra, que ninguém sabe explicar exatamente em que foram gastos (basta ver como está o prédio hoje).

E o próprio MP nunca fez nada contra o flagrante desperdício de dinheiro público.

É como se diz no popular: “Casa de ferreirro…”

3 pensou em “Procuradora diz que reforma do “Espeto de Pau” é definitiva

  1. Caro Gilberto Léda,

    O mais estarrecedor deste escândalo do Ministério Público do Maranhão é que os protagonistas dessa estória, que ainda hoje não foi desvendada por completa, estão por aí incólumes, como se não tivessem cometido improbidade alguma. E ainda por cima, ávidos para voltar a ditar ordens naquela Instituição. Que virou ultimamente palco de politicalhas, especialmente insufladas por esses figurões.

    Essas Excelências pensam que todos nós somos tolos e que não percebemos nada. As suas falhas, por ação e omissão, foram ululantes! Um dos ex-procuradores-gerais implicados tinha o poder / dever de aplicar penalidades cabíveis à construtora faltosa. E cobrar judicialmente os danos causados ao erário.

    Nada foi feito! Usaram um álibi canhestro: que a construtora havia desaparecido do mercado e que ninguém sabia do paradeiro do seu representante legal e dos seus responsáveis (sócios).

    Pura mentira! Pois o representante legal da Proenter Engenharia Ltda, o Sr. Euller Tácito Andrade, figura colunável, vive em São Luís e reside no Edifício Grand Trianon, no retorno do Parque Atlântico / Olho D’água. Mais, a Proenter hoje responde pelo nome de Exclusiva Engenharia… etc. Com atividades empresariais a todo vapor no nosso Estado, como a construção do Mix Mateus no Maiobão e recentemente a construção do luxuosíssimo Edifício San Gabriel no Bairro da Ponta da Areia, por trás do Posto Esso.

    É bom que os promotores da probidade administrativa e do patrimônio público façam o rastreamento da Exclusiva e do patrimônio dos titulares da antiga Proenter, quiçá consigam pegar alguma coisa

  2. Gilberto, mas é preciso fazer a distinção: não foi Fátima Travassos que começou essa obra mal feita! Inclusive é justamente por isso que ela está numa briga interna com a administração anterior. Há processos administrativos e tudo em andamento – nunca uma administração do MP fez isso com uma administração passada, ela fez. Nada mais que a obrigação dela, obviamente.

    O Espeto de Pau, como você diz, não pode ser atribuído a quem precisa inclusive contratar seguranças para garantir que não vão sabotar a obra. O problema de Fátima é que ela não tem a experiência das raposas que a rondam, no mais ela tem se empenhado, sim, em zelar pela coisa pública. Fátima chega a ser ingênua em muitíssimas coisas.

    Infelizmente, triste o episódio das compras no shopping. Deve-se denunciar isso, com certeza!

    Mas deve-se saber registrar as empreitadas satisfatórias, também. Acredito que nestes últimos meses de Fátima Travassos como PGJ teremos boas surpresas… Vai faltar camburão no Maranhão para a limpeza que ela, agora, pode fazer sem se preocupar com a “governabilidade” do MP.

    • Tenho conhecimento de que a obra não é de responsabilidade dela, mas a atual procuradora, no mínimo, tem sido conivente, quando não apura com afinco as reais causas para tanto desperdício de dinheiro público.
      Sobre ela estar rodeada de “raposas”, acho melhor não comentar.

Os comentários estão fechados.