STX diz que Vale Beijing será reparado; deputados barrados

A sul-coreana STX Pan Ocean informou nesta quarta-feira (4) que o Vale Beijing – supernavio da empresa, alugado à Vale e que apresentou rachaduras no casco há um mês, quando era carregado com aproximadamente 360 mil toneladas de minério de ferro, no porto da Ponta da Madeira – deve mesmo ser reparado e seguir viagem nos próximos dias.

Em nota oficial, a empresa disse apenas que um “grande plano de ação de reparos está sendo realizado”, mas que as causas exatas do “incidente” só poderão ser identificadas quando o “navio estiver em dique seco”.

_______________________Leia mais

MA não pode ficar à mercê da STX

A STX garante na nota que este foi um problema isolado, apesar de ter determinado, também hoje, que as outras oito embarcações da empres com o mesmo porte do Vale Beijing sejam avaliadas.

Deputados barrados

Enquanto tenta minimizar o tamanho e os efeitos – principalmente ambientais – do problema, a STX mantém sigilo total sobre o ocorrido.

Na tarde de hoje, segundo matéria do portal iG, o deputado estadual Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, informou que os parlamentares estão sendo impedidos de visitar a embarcação.

O deputado enviou um requerimento à Capitania dos Portos no dia 22 de dezembro pedindo que a autoridade marítima permitisse que os deputados visitassem o navio, que corre risco de afundar no litoral maranhense por conta de uma rachadura em seu casco.

Até quarta-feira, no entanto, a Comissão de Meio Ambiente não havia recebido nenhum comunicado da Capitania. “Estamos muito preocupados com a situação e nem nós e nem a população temos sido informados sobre o que está acontecendo com esse navio”, afirmou o deputado.

De acordo com ele, os parlamentares decidiram aguardar até a quinta-feira para tomar outras medidas a fim de obter informações sobre o que está sendo feito para evitar um desastre ecológico em São Luís. “Se não nos responderem, vamos convocar a Capitania dos Portos e a Vale para prestar explicações sobre o que está acontecendo”, disse ele. “Isso não pode continuar assim, vamos adotar um posicionamento forte”, afirmou o parlamentar.