Imprensa “embarca” em pesquisa duvidosa sobre violência

Do blog do Daniel Matos

Uma pesquisa com dados bastante duvidosos ganhou as páginas das agências de notícias, blogs e jornais na internet na tarde desta sexta-feira, 13.  Em São Luís, a TV Difusora também embarcou na onda e noticiou os dados, que deixam muitas dúvidas.

O estudo é da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal e sugere que o ranking apresentado reúna as 50 cidades mais violentas do mundo. Só que as limitações da pesquisa comprovam o contrário.

Primeiro, o estudo é falho porque só leva em conta as cidades cuja informação estatística sobre homicídios esteja disponível na internet. Ou seja, quem não aparece na rede de computadores, não foi avaliado. Assim, o Rio de Janeiro, conhecido pela guerra do tráfico (pasmem!!!) não aparece no estudo. Um dado estranho, mas que ninguém questionou.

No Brasil, Maceió, a capital alagoana, aparece como a mais violenta, ocupando o terceiro lugar no ranking “mundial” – com uma taxa de 135.26 homicídios para cada 100 mil habitantes. Depois, estão Belém (PA), em 10º lugar no ranking, com uma taxa de 78.08 homicídios;  Vitória (ES), em 17º lugar, com taxa de 67.82; Salvador (BA), em 22º na lista, com 56.98; e Manaus (AM), em 26º, com 51.21.

Continue lendo aqui.

6 pensou em “Imprensa “embarca” em pesquisa duvidosa sobre violência

  1. Caro Gilberto, bom dia!
    Assaltos, assassinatos, crimes de encomenda… e o que é pior a impunidade que tomou conta de São Luís.

  2. Amigo, não seja ridículo. Se ganhas pra isso, pra defender essa corja de vagabundos que aí estão, no governo, pelo menos ameniza seus textos tendenciosos, eleitoreiros, políticos. Fosse na época do agora saudoso Jackson Lago, vocês da imprensa alugada, seríam os primeiros a concordar com a pesquisa, já teríam levado o assunto à todos os jornais do país, dizendo que o maranhão estava numa verdadeira guerra. Seja menos ridículo, pois seus leitores não são tão burros ao ponto de acreditar nos seus textos levianos.

    • Incrível como tem gente que “acusa o golpe” quando a verdade é dita. Em tempo: se vc não percebeu, o texto não é meu, mas sim do tatlentosíssimo colega Daniel Matos

  3. Na verdade que estar maquiando as coisas e o governo só de 28 de dezembro de 2011 ate a presente data teve 18 mortes violenta assalto sequestros relâmpagos fora pequenos furtos o maranhão não tem plano de segurança esse sim o melhor governo para a violência

    • Apenas esclarecei quem escreveu para que não se pense que eu quero os créditos por algo que não é produção minha. Quanto à opinião, ao sentido do texto, está claro que se eu reproduzi sem nenhuma ressalva é pq concordo com tudo o que diz…

Os comentários estão fechados.