Washington e Ricardo retomam inaugurações na Saúde

O governador em exercício Washington Luiz Oliveira e o secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, retomam, esta semana, as inaugurações do Programa Saúde é Vida. Elas terão início nesta terça-feira (24), sempre às 10h, com a entrega do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Dr. Bacelar Viana.

Até o final desta semana, serão entregues o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Nina Rodrigues, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária e 25 novos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira.

Localizado próximo ao Hospital Nina Rodrigues, o CAPS III é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS que oferece atendimento 24 horas, com uma equipe multiprofissional para tratamento de pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária.

O Bacelar Viana tem seis leitos de curta permanência e oferecerá oficinas terapêuticas de salão de beleza, artesanato e atividades relacionadas às ações de reciclagem e geração de emprego e renda.

Ainda na área de psiquiatria, o governo estadual inaugura na quarta-feira (25) o SPA do Hospital Nina Rodrigues.  Ele funcionará 24 horas, garantindo mudança no modelo assistencial e melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais e usuários de crack, álcool e outras drogas.

O serviço funcionará com classificação de risco dos problemas mentais decorrentes do uso e abuso de drogas e outras alterações psiquiátricas. A classificação contará com a retaguarda de leitos com tempo de permanência de até 72 horas.

Após o período de observação será garantida a continuidade e o tratamento devido, podendo os casos após avaliação clínica serem encaminhados para os CAPs, ambulatórios ou unidades de saúde que façam parte da Estratégia Saúde da Família, além das clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O SPA conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais que estarão trabalhando no atendimento da clientela durante o período de observação. São cinco enfermarias climatizadas com rede de oxigênio e ar comprimido, banheiros adaptados para cadeirantes e equipamentos de suporte para monitoramento cardiorrespiratório.

CEM

Na quinta-feira (26) será inaugurado o ambulatório do Complexo de Saúde da Cidade Operária, com os serviços prestados atualmente no São José Operário. São 14 consultórios, oferecendo serviços ambulatoriais nas áreas de clínica médica, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologia, pneumologia, odontologia, geriatria, proctologia e exames de ultrasonografia.

O Centro de Especialidades Médicas da Cidade Operária atenderá moradores de bairros adjacentes como Cidade Olímpica, Residencial Olímpica, Janaína, Vila Brasil, Santa Efigênia, Jardim América, Jeniparana, J. Lima, Jardim Tropical, Kiola, Maiobinha e Vila São Luis.

O complexo da Cidade Operária atende ainda os bairros da Vila Operária, Vila Flamengo, Recanto dos Pássaros, Recanto dos Signos, Parque das Palmeiras, Conjunto Nice Lobão, Residenciais Tiradentes, Alexandra Tavares e Nestor.

Na sexta-feira (27), serão entregues os 25 novos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Carlos Macieira. Os novos leitos ficam localizados no 3° andar e térreo da unidade de alta complexidade da rede estadual de saúde, que passará a disponibilizar 32 leitos de UTI.

No Carlos Macieira já estão em funcionamento o terceiro e o quinto andares, que foram totalmente reestruturados e já contam com 22 leitos de UTI e mais 44 leitos de internação clínica. Os demais setores do hospital estão em obras.

 

6 pensou em “Washington e Ricardo retomam inaugurações na Saúde

    • Exatamente… E há muito mais coisa por trás desse gesto, mas vc não sabe, pq está mt por fora…

      • Roseana vive chateada, porquer Dilma quer vê-la de -discosta-, a corrupção na saúde, as UPAs mal funcionando, Dilmona quer pegar “mico”?, vem nada, fazer o quêr? Roseana pensava que ia ficar com este cartaz todo, só porquer deu uns votinho, e Dilma que foi garota propaganda dela, e deu no que deu, um governo dos mais corrupto do Brasil.

  1. Gostei!!

    Pensei que esse projeto não fosse sair. A unidade está linda. Só lembrando que essa unidade não é específica para usuário de droga, para isso tem o CAPS ad.

Os comentários estão fechados.