Ildon Marques lidera pesquisa em ITZ

Ildon Marques e Madeira "trocam figurinhas" na ponta

(8h30) – O ex-prefeito Ildon Marques (PMDB) é o líder da corrida eleitoral em Imperatriz, segundo revela pesquisa Escutec publicada pelo jornal Correio Popular na edição impressa desta terça-feira (31).

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 23 de janeiro, com 603 entrevistados, e tem quatro cenários. No primeiro deles, Marques aparace na frente, com 36,7% dos votos, tecnicamente empatado com o atual prefeito, Sebastião Madeira (PSDB), que detém 36%.

Em terceiro lugar vem o comunista Edmilson Sanches, com 17%.

Um detalhe interessante desta pesquisa é que, a nove meses das eleições, pouco mais de 10% do eleitorado está indeciso ou diz não votar em nenhum dos candidatos. O normal é que esse número esteja na casa do 20% antes do horário eleitoral começar.

Estimulada (Cenário 1)
Ildon Marques (PMDB) – 36,7%
Sebastião Madeira (PSDB) – 36%
Edmilson Sanches (PC do B) – 17%
Nenhum – 5,60 %
N/S – 4,70%

Polarização

Num cenário polarizado, Madeira também perde para o peemedebista, embora, novamente, em empate técnico. Se a disputa acontecesse apenas entre os dois, Ildon Marques teria 36,7% dos votos, contra 36% do atual prefeito.

Madeira só venceria as eleições, segundo a Escutec, se a disputa contasse com um maior número de candidatos. Num cenário com seis nomes na corrida sucessória o tucano aparece com 32,7%, contra 29,9% de Ildon Marques.

Estimulada (Cenário 3)
Sebastião Madeira (PSDB) – 32,7%
Ildon Marques (PMDB) – 29,9%
Pastor Porto (PPS) – 12,9%
Carlinhos Amorim (PDT) – 9%
Edmilson Sanches (PC do B) – 8,8%
Expedito (PT) – 0,5%
Nenhum – 3,2%
N/S – 3,2%

Num quarto cenário, sem a participação de Ildon Marques e polarizado entre Sebastião Madeira e Edmilson Sanches, o prefeito venceria, com 44,9%, contra 38,5% do comunista.

Em todos as simulações a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais, ou para menos. O levantamento foi registrado no TRE sob o protocolo MA-0003/2012.

7 pensou em “Ildon Marques lidera pesquisa em ITZ

  1. Há algo errado nesta pesquisa.
    O Dep. Carlinhos Florêncio é de Bacabal e tem domicílio eleitoral em Bacabal.
    Não seria Carlinhos Amorim?

  2. Gilberto, leio o teu blog diariamente aqui de Sta Luzia do Paruá,inclusive tenho um amigo que trabalha ai na SINFRA, Wanderson e gostaria de saber se vc sabe se o governo do estado tem alguma pesquisa encomendada pra minha cidade.

    • Acredito que o grupo ligado ao governo só deva contratar pesquisas sobre os cenários de São Luís, ITZ, Caxias e, talvez, Balsas…

  3. Isso é o que comentei no blog do luis cardoso, apenas o reflexo do ótimo trabalho que o ex prefeito tem realizado na secretaria éstadual de assuntos políticos, se ele continuar com esse trabalho poderá ganhar do sebastião madeira

Os comentários estão fechados.