A verdade sobre a ponte sobre o Rio Grajaú em Vitorino Freire

Não passa de um movimento político a manifestação organizada em Vitorino Freire, no último sábado (25), para reclamar a conclusão da obra de construção de uma ponte sobre o Rio Grajaú, entre Vitorino e Altamira do Maranhão, na MA-119.

E os fatos comprovam a tese.

A verdade sobre o caso é que a ponte que existia no local caiu em 2008. No mesmo ano, o ex-governador Jackson Lago (PDT) contratou a PETRA para fazer uma nova.

Mas com um detalhe absurdo: de acordo com o projeto original, a ponte teria nada mais do que 85,75 metros. No local, a distância entre as margens do rio é de mais de 150m.

Ou seja, a ponte contratada por Jackson cobriria menos da metade do rio. Ninguém iria passar por lá.

E mais:o ex-governador pagou tudo à PETRA antes mesmo de a obra chegar à sua metade. Depois de receber tudo, a empresa abandonou o canteiro de obras.

Foi depois da cassação do pedetista, em 2009, que a SINFRA resolveu obrigar a PETRA a concluir a obra pela qual foi contratada.

Concomitantemente, fez-se uma revisão do projeto e uma nova licitação, para a construção dos 91,75 metros restantes de ponte necessários para que a MA-119 continuasse sobre o Rio Grajaú.

A obra está em pleno andamento. Todas as vigas já foram lançadas e as lajes pré-moldadas estão prontas para ser colocadas no lugar.

Agora, mais do que fatos, fala por si só a própria foto utilizada pelos deputados federais Domingos Dutra (PT) e Simplício Araújo (PPS) para fazer política no local.

Como se vê na imagem que ilustra este post, os manifestantes “protestam” pela conclusão de uma ponte que já está praticamente pronta. Com o “protesto”, impediram a empreiteira responsável pelos serviços de passar mais um dia trabalhando.

16 pensou em “A verdade sobre a ponte sobre o Rio Grajaú em Vitorino Freire

  1. Caro Jornalista, você esqueceu de pistar em seu blog, que mesmo depois de Rosengana autorizar os serviços de construção do restante da ponte, tais serviços reiniciados e paralisados por diversas vezes. Só para você ter uma ideia, durante o ano de 2011 nada foi feito. Então, não venha dizer que os serviços estão a pleno vapor, porque não é verdade. Sou morador de Vitorino Freire e falo com a mais absoluta certeza que os serviços estão a passoa de tartaruga, tem dia que tem apenas 2 operários trabalhando. Quanto à manifestação do Povo de Altamira, Brejo de Areia e Vitorino Freire, só teve um pecado capital, que foi aceitar a participação dos deputados oportunistas Dutra e o tal Simplício. No mais, a população da região está coberta de razão, pois vez sofrendo há anos à falta dessa ponte.

  2. VC ACHA QUE UMA PONTE PARA SER CONSTRUIDA COM APENAS 100 MTS, UMA EMPLEITEIRA PASSA 3 ANOS PARA CONCLUIR, QUE GOVERNO É ESSE QUE CONTRATA EMPRESAS E PAGA PELO SEU SERVIÇO E NÃO FICALIZA O ANDAMENTO DO SERVIÇO. VC Ñ ACHA QUE É TEMPO DE MAIS. PARA OS MORADORES DE DUAS CIDADES ESPERAR. SOFRENDO A CADA INVERNO. É MUITO COMODO PARA VC QUE NÃO SAI DE SÃO LUIS. VENHA ATRAVERSSAR EN CANOAS O RIO GRAJAU NO INVERNO. VC ACRA QUE UMA PONTE DE 1OO MTS APENAS 4 FUNCIONÁRIOS TRABALHANDO LEVA QUANTOS ANOS PARA CONCLUIR? O DUTRA VEIO PORQUE NÒS DAS CIDADES O COVIDAMOS, PORQUE OS DEPUTADOS QUE RECEBERÃO VOTOS NESSAS CIDADES NÃO QUIZERAM VIM. ESTENIO. MACELO TAVARES, VIANEY, NICE LOBÃO. ENTRE OUTOS. AO INVÉS DE DEFENDER ROSEANA, E ATACAR OS UNICOS DEPUTADOS QUE ATENDERÃO O NOSSO COVITE, VC DEVERIA QUESTIONAR PORQUE DEPOIS DE MAIS DE 3 ANOS ESTA OBRA QUE JÉ FOI PAGA VC DISSE AINDA NÃO FOI CONCLUIDA. E REIPEITAR AS PESSOAS HUMILDES DESSAS TRÊS CIDADES QUE SE DESLOCARÃO ATÉ O FURO PARA COBRAR POR SEUA DIREITOS, SE AQUIE ESTIVESSE IA TER VISTO A FALA DE UMA VIUVA QUE PERDEU O MARIDO EN UMA DESSAS TRAVESIAS. SEJA MAIS CUIDADOSO EN SUAS NOTAS, POIS DEVENDENDO ROSEANA NESTE CASO VC ESTA PREJUDICADO MUITAS PESSOAS DESSAS CIDADES.

    • Vc está confundindo as coisas, meu caro. Quem pagou tudo á PETRA foi Jackson Lago. No gestão atual, apenas 70 da obra já foi paga, pq está 70% concluída… a empresa só recebe o restante quando terminar a ponte…

  3. Meu caro Blogueiro, será que o povo iria protestar pelo fato de uma obra encontrar-se parada há um ano se ela tivesse em andamento? Não somos tão idiotas assim. É muita vontade de mostrar serviço. Pelo amor de Deus.

  4. Gilberto,
    Nao e verdade que a petra abandonou a obra….na verdade com o assoriamento do rio Grajaú após enchente de 2009….o rio ficou mais largo.
    E era preciso um aditivo de 950.000,00 para terminar a ponte. […]
    Entendeu idiota???????

    Comentário moderado pelo editor

  5. Meu amigo Gilberto Léda veja a resposta do prefeito Arnaldo ao Dep. Dutra:

    Carta do Prefeito Arnaldo Gomes ao Deputado Federal Domingos Dutra

    Deputado Domingos Dutra, o primeiro movimento a favor da estrada de altamira do Maranhão e da ponte do povoado São João do Grajaú (Furo) foi em 1º de maio de 2001 e lá você não estava. Em 20 de maio do mesmo ano preparei um documentário (vídeo de 11 minutos) e divulguei nos principais canais de tv do maranhão, você quer uma cópia? Os jornais imparcial e pequeno também publicaram a matéria.

    No governo Zé Reinaldo, reuni os vereadores da cidade e marcamos uma audiência sobre o problema com o então governador, lá você também não estava. No governo Jackson, levei novamente o problema também sobre a ponte que havia caído e lá você também não estava. Publiquei novamente nos jornais do maranhão. Naquele mesmo ano iniciou-se a construção da ponte e com as chuvas ela veio novamente abaixo.

    Procurei o promotor da comarca de Vitorino Freire para que entrasse com uma ação para obrigar a empresa que ganhou a licitação a implodir a ponte velha. Isso não aconteceu, mas ficou registrado a nossa luta.

    No governo Roseana, estive novamente numa audiência levando o problema da estrada, que depois fora construída e da ponte para que se reiniciasse a construção. Por diversas vezes estive na Sinfra, eu e o prefeito de Vitorino Freire (Ribamar Rodrigues) reivindicando a conclusão da obra e em nenhuma destas vezes você estava.

    No dia 20 de janeiro, aniversário de Altamira, reivindicamos o término da construção da ponte. A tv difusora, programa do zé cirilo publicou a matéria e dois dias depois a tv mirante também noticiou.

    Companheiro, admiro a sua trajetória de luta e tenho respeito pela sua atuação parlamentar, todavia acho que você se equivocou ao dizer que eu me escondi no dia do protesto. Como? Se a pouco mais de uma semana, na condição de prefeito mais uma vez cobrei para que a ponte fosse concluída?!

    É importante esclarecer que, no primeiro manifesto marcado para o dia 18 de fevereiro, eu estava cedo às margens do rio grajaú para participar do movimento e preparei caminhões para que levassem o povo até lá. E nunca fui convidado para participar!

    A senhora Luizinha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altamira disse que deixaria os prefeitos de fora do manifesto. Por eles não posso falar, mas posso por mim. O movimento foi adiado. Tive problema de saúde e tive que me ausentar da cidade nos últimos dois dias. É válido que você participe tanto quanto aqueles que se sentem prejudicados pelo problema. Eu também me sinto. Por isso que comecei essa luta, pela estrada e pela ponte há 11 anos.

    Lamentavelmente, alguns oportunistas de última hora quiseram tirar proveito da situação e usaram o tema como palanque. Você não percebeu a contradição dos discursos, Dutra?

    Para finalizar, nunca me escondi embaixo do colchão da cama ou em qualquer outro lugar e assim como você companheiro, que diz se orgulhar de não ser deputado bandido eu também me orgulho de não ser prefeito bandido, pois não há nenhuma ação judicial ou qualquer outro movimento que me acuse de desviar dinheiro público. Então, não há motivos pra me esconder.

    Use, agora, o espaço da câmara federal (antes tarde do que nunca) para defender o nosso povo e ficaremos agradecidos, mais não se esqueça de fazer justiça à aqueles que sempre lutaram para resolver um grave problema. Ressalte-se, por último que todas as pontes e estradas de Altamira do Maranhão (que são da responsabilidade de nosso município) foram construídas na nossa gestão.

    Saudações petistas, prefeito Arnaldo Gomes de Sousa.

  6. Agora algumas pessoas de ofendem por falar a verdade sobre o governo de Jackson, ora a morte não muda os fatos e a avaliação durante o período de seu governo que foi pífio, corrupto e incompetente.

Os comentários estão fechados.