Julião assume hoje comissão provisória do PDT

De O Estado do MA

Personagens do PDT realizam hoje dois eventos que marcam o atual estado de espírito do partido no Maranhão. Pela manhã, no Skina Palace Hotel, a ex-primeira dama Clay Lago deu entrevista coletiva em que anunciou seu posicionamento em relação à nova composição do diretório (veja em post abaixo). À noite, a comissão provisória estadual, que tem à frente o ex-deputado federal Julião Amin, tomará posse, em solenidade na sede do partido.

Pelo que o médico e enteado de Clay Lago, Igor Lago, tem dito nas cartas públicas que encaminha à direção nacional do PDT, a viúva do ex-governador Jackson Lago deve questionar a legitimidade do ex-parlamentar para comandar a legenda. Legitimidade que deverá ser ressaltada no evento da noite, com a presença de todas as correntes pedetistas, inclusive algumas ligadas à própria família Lago.

O discurso de unidade e conciliação é pregado pelo secretário municipal de Trânsito, Clodomir Paz, provável presidente da Comissão de São Luís, a ser nomeada ainda nesta semana. “O partido está no rumo da conciliação. Claro que houve divergências, mas isso é coisa do passado”, acredita o secretário que, no entanto, faz a ressalva sobre possíveis defecções: “sempre há, mas estamos trabalhando para evitar. Se acontecer, compreenderemos; as pessoas têm o direito de marchar onde se sentem melhor”.

A comissão provisória que toma posse hoje à noite tem, além de Julião Amin na presidência, o vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo, como vice; Weverton Rocha na secretaria-geral e Renato Dionísio como tesoureiro. Além de Clodomir Paz, são membros da comissão provisória os prefeitos Deoclides Macedo (Porto Franco) e Ilton Gonçalo (Santa Rita), o ex-secretário Jerry Abrantes, a militante Jô Santos, o ex-prefeito Chico Leitoa e o próprio Igor Lago.

A presença do filho de Jackson é exatamente o ponto de discordância. Em carta à Executiva Nacional, semana passada, ele declarou abrir mão da vaga no diretório. Acha que foi atropelado quando o destituíram da presidência. “O processo foi antidemocrático e autoritário”, critica Lago.

O filho de Jackson deve estar presente, ao lado da ex-primeira-dama Clay Lago, na coletiva de hoje. Resta saber se aliados como Deoclides Macedo e Chico Leitoa também estarão.