TCE aponta mais de 2 mil fichas sujas no Maranhão

De o Estado do MA

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Edmar Cutrim, revelou, ontem, que o Maranhão tem 2 mil gestores públicos fichas sujas. Um levantamento minucioso começou a ser elaborado pela equipe técnica do Tribunal após a aprovação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da validade da Lei da Ficha Limpa já para as eleições deste ano, há duas semanas.

Na ocasião, a mais alta corte brasileira referendou o dispositivo constitucional que valida o julgamento de prefeitos, ex-prefeitos e gestores públicos pelos tribunais de contas sempre que figurarem como ordenadores de despesa.

A lista completa da Corte de Contas Estadual com os fichas sujas maranhenses, que não poderão concorrer a cargos eletivos em outubro deste ano, já está de posse de Edmar Cutrim. Ele revisa os dados e os deve encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 10 deste mês. E avisa: “O número pode aumentar”.

“Estou com a lista em mãos, revisando caso a caso os levantamentos feitos por nossa equipe. Mas o que posso adiantar é que são mais de 2 mil fichas sujas. Só que essa lista é inicial, ela pode ser, até a eleição, modificada para mais ou para menos, porque, à medida que a gente vai vendo o que está sanado e o que não pode ser sanado a gente vai colocando ou tirando nomes dela “, disse.

Segundo o presidente do TCE, é ‘muito difícil’ a lista diminuir. Ele explica que os casos incluídos no levantamento são aqueles já transitados em julgado e com irregularidades que não podem ser sanadas sob nenhuma hipótese.

“As irregularidades apresentadas por quem está nesta lista dificilmente são sanáveis. Por isso, é muito difícil ela diminuir”, declarou Cutrim.

Além do TRE, após a revisão dos dados pelo TCE, a lista completa será encaminhada também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE). “Mas o principal é o TRE, porque é quem faz o registro das candidaturas, e precisa estar ciente de quem pode e quem não pode concorrer”, completou Edmar Cutrim.


10 pensou em “TCE aponta mais de 2 mil fichas sujas no Maranhão

  1. Muito bom, ver esta notícia, se não houver o jeitinho maranhense, esses putos, estarão na juquira para criarem vergonha, fazer alguma coisa produtiva, ou procurar melhorar sua ficha suja com trabalho honesto e muita reza para pagar os seus pecados. ponto final.

  2. duvido que presedente do tce tenha coragem de botar o nome de sarney filho que ja teve condenacao em sengundo grau

  3. A LEI PODE SER BOA, MAS EU DUVIDO SE SERA APLICADA NA INTEGRA….OS PREFEITOS E EX-PREFEITOS COM CONTAS REPROVADAS QUASE TODOS TEM UM PADRINHO DENTRO DO PROPRIO TRIBUNAL QUE ESTÁ ACIMA DA LEI, A EXEMPLO DISTO É O CASO DO EX-PREFEITO DE CIDELANDIA QUE TEM CONTAS REPROVADAS PELO TCE MAS TEM UM DESEMBARCADOR- QUE É PADRINHO DE SEU FILHO, ENTAO ELE VIVE DIZENDO QUE NADA IMPEDE DE SER CANDIDATO POR QUE TEM AS COSTAS LARGAS…….

  4. queria saber si o ex prefeito de central do maranhão benedito de sousa barros é ficha suja… por favor mi responda

Os comentários estão fechados.