O processo de cassação de Roseana e a euforia desmedida da oposição

Oitiva de testemunhas começou na segunda-feira (Foto: Felipe Klamt)

É sem sentido, para dizer o mínimo, o surto eufórico de setores da oposição com o andamento do processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

A Representação Contra Expedição de Diploma (RCED) protocolada pelo ex-governador e candidato derrotado ao senado José Reinaldo (PSB) está na fase de oitiva de testemunhas, que começou na última segunda-feira (5).

Os aliados de Reinaldo – e de Flávio Dino (PC do B) – acreditam que conseguem cassar a peemedebista antes da saída do ministro Arnaldo Versiani do TSE, marcada para outubro. E acham – maioria, pelo menos, acha – que assumirão o governo assim que o processo for julgado, como ocorreu em 2009.

Ledo engano…

Na ânsia pelo poder, muitos esquecem que a eleição de 2010 foi decidida em primeiro turno. Portanto, Roseana teve maioria absoluta de votos, e os demais candidatos, juntos, menos de 50%.

Sendo assim, se Roseana for cassada até o fim deste ano, o segundo colocado, Flávio Dino, não pode assumir o posto, e deve ser realizada nova eleição direta.

Se uma eventual cassação ocorrer a partir de janeiro do ano que vem, também não assume o segundo colocado, e deve ser realizada nova eleição indireta. Neste caso, qualquer cidadão filiado a partido – e Ficha Limpa, é claro – pode ser candidato, mas a decisão ficará a cargo dos 42 deputados.

Portanto, é sem sentido tanta euforia.

17 pensou em “O processo de cassação de Roseana e a euforia desmedida da oposição

  1. se na verdade tivessemos neste estado uma representação do t.s.e. pautada na moralidade e seriedade, concluiria a cupula do t.r.e-ma que roseana deve ser cassada com base na legislação eleitoral, se comparando com o crime eleitoral cometido por jackson lago. mas conhecendo pra que lado anda e andará essa “cupula do t.r.e.-ma” , dificil roseana ser cassada . quem é doido apostar numa vertente diferente ?????????????????

    • Análise obtusa: ou vc acha que o Arnaldo Versiani quer aliviar para Roseana? Leia um pouco mais para inteirar-se dos assuntos da nossa política…

  2. Ah é, é preciso toda essa frescura, para expulsar Rosengana, quando foi para tirar o velho foi rápido, agora inventar todo tipo de patifaria, tira lei do tempo da pré-história?, é isso é aquilo, é assim é assado, pô, essa porcaria tem que ser cassada, e tamus conversado!!!

      • E VALE LEMBRAR QUE O QUE OCASIONOU A CASSAÇÃO DE JACKSON FOI A ASSINATURA EM COMÍCIO EM CIMA DE UM PALANQUE NA CIDADE DE CODÓ, POR JOSÉ REINALDO IMBUÍDO DO CARGO DE GOVERNADOR ,FAZENDO A PROMESSA DE QUE SE JACKSON FOSSE ELEITO MAIS DAQUELES CONVÊNIOS SAIRIAM!
        O VÍDEO FOI PASSADO EM PLENA AUDIENCIA!! E AO QUE ME CONSTA, ROSEANA NÃO COMETEU UM VACILO AMADOR DESSES, HEHEHEHE!

          • Todos os convênios assinados no governo roseana o foram em gabinetes, com as presenças apenas dos secretários e prefeitos. Não houve grandes eventos para isso

  3. Como sempre, vocês todos estão preocupados em perder seus espaços nesse que é o pior governo da historia desse pobre maranhão, um povo humilhado pela corja de ladões, fora todos vocês, ricardo, jorge, fernando, joão alberto e outros, o nosso povo está sofrendo demais com essa falta de compromisso, na educação, segurança, saúde, na verdade em tudo, estão todos preocupados com esse processo, aqui se faz, aqui se paga, o povo já tentou varias vezes mudar mais o esquema é muito grande, e o nosso voto já está direcionado, mais tudo isso vai acabar um dia, nas próximas eleições, teremos que vigiar mais de perto para não sermos mais enganados, cambadas de hípocritas, todos vocês.

    • Em uma coisa vc tem razão: o atual governo está muito mais vigilante quanto ao processo do que o governo do falecido Jackson Lago

  4. Quem ainda pensa que, com a “cassação” de Roseana, Dino assume como 2009, deve tá vivendo em outro mundo que não o nosso. É sabido por todos que haverá uma outra eleição. Se realmente há quem ainda aposte em Flávio assumindo no tapetão não conhece e não entende patavinas do jogo político.

  5. Falando aos desavisados… Quando uma eleição é vencida no primeiro turno, é pq o vencedor do pleito atingiu 50%+1 voto (no mínimo). Caso o vencedor venha a ser cassado, esses votos tornam-se nulos. O segundo colocado e a soma de todos os outros candidatos (contando os votos válidos) não são o bastante para tornar a eleição válida. Daí a necessidade de se ter uma nova eleição.

  6. Desde o início que nas conversas com pessoas que importam, se fala em nova eleição e, com certeza se quer é nova eleição. Pois nela o TRE será fiscalizado até por órgão internacional, pode apostar. Dessa vez estaremos de olho naqueles cartões.
    Dessa vez o povo poderá fazer o balanço dos 72 hospitais prometidos e a tal ponte do quarto cetenário que virou a avenida iniciada pelo falecido Jackson Trapalhão Lago.A Dilma já está eleita! O planalto repensará o poder do chantagista de bigode.

Os comentários estão fechados.