Sistema de transporte de SLZ à beira de um colapso

Ônibus quebrado: fingimento?

É desesperadora, para usuários e empresários, a situação do sistema de transporte coletivo de São Luís.

Nesta quarta-feira (7), o blog já presenciou três situações de ônibus quebrados em avenidas da capital – dois na Colares Moreira e um na Jerônimo de Albuquerque – que podem ser a prova do que nos revelou uma fonte do SET há duas semanas.

Segundo esse interlocutor, os ônibus não estão quebrando. Os empresários é que teriam instruído motoristas a anunciar que os carros “deram prego” para impedi-los de rodar e, assim, economizar com combustível e depreciação dos veículos.

Ocorre o seguinte: desde o início do ano, são constantes as reclamações de usuários que dizem ter diminuído a frota nas ruas. O resultado são períodos maiores entre um ônibus e outro da mesma linha, causando desconforto e longas esperas.

A decisão de diminuir o número de carros partiu de alguns empresários. Eles dizem estar operando no vermelho, já que a passagem não aumentou nos últimos meses. Um reajuste estava previsto para janeiro, mas os protestos em Teresina, justamente devido ao aumento dos preços das passagens, amedrontaram a classe, que temia por uma revolta popular também na capital maranhense.

Some-se a isso o fato de que maio é a data-base dos motoristas e cobradores. Todos terão, no mínimo, reposição de inflação. Fora o aumento do preço de pneus, diesel, sem contar a fraude no sistema de gratuidade no transporte local. “Tem muita gente usando indevidamente cartões de idosos, deficientes e estudantes”, diz nossa fonte.

Os empresários se dizem reféns de todas essas variáveis e alegam estar tendo sérios prejuízos.

Mesmo assim, a SMTT pressionou para que o SET obrigasse seus filiados a manter a frota normal em operação. Chegou-se a ameaçar tomar dos empresários algumas concessões de linhas.

Foi então que os empresários teriam concordado com a determinação de manter 100% dos veículos nas ruas e teriam colocado em prática o plano de fingir que os ônibus estão quebrados para continuar operando com menos prejuízo.

7 pensou em “Sistema de transporte de SLZ à beira de um colapso

  1. Gilberto eu gosto de idzer que aqui em SLZ não tem vereador MACHO e muito menos comprometido verdadeiramente com a população. Se os vereadores e o poder público em geral tivese o mínimo de comprometimento conosco já haveria na câmara uma lei que verse sobre isso dizendo,por exemplo, que se um veículo de transporte de massa quebrase na rua a empresa era obrigada a devolver o valor da passagem ao usuário e não nos obrigar a ficar esperando a boa vontade da empresa em mandar outro ônibus, que na maioria das vezes é pior que o que se encontra quebrado, ou esperarmos passar um que esteja fazendo o mesmo trageto. Tenho certeza que desta forma se resolveria tanto este problema com os donos de empresas quento com os usuários.

    • Ótima idéia… atacar no bolso do empresário, para garantir serviço de melhor qualidade ao usuário

  2. Gostaria e muito, concordar em gênero, número e grau com os empresários, mas, infelizmente não posso. Querer colocar a culpa no Sistema de gratuidade, é querer achar que uma parte dos usuários de transporte sejam ignorantes, para os menos avisados, O Sistema de Gratuidade é financiado pelos Governo Estadual e Municipal. Quem estabelece o caos no sistema de transporte da capital, são os próprios empresários, explico: Por puro e simples Desvio de Conduta; O transporte coletivo na capital, é como emprestar dinheiro para aposentado descontado em folha, não dar prejuiso, cem contarmos, que ninguém viaja para pagar depois, anota ai, depois eu pagp! ou então de carrona, pois é!. Acontece que os lucros obtido no negócio é desviado para especulação financeira, tais como: compras de terrenos, empréstimos, agiotagem, compras de apartamentos aqui, no Rio e São Paulo, compras de fazenda de gado, jogatina e financiar campanha de politicos em todos os níveis.
    Agora, alegar prejuiso com o preço das passagens de 2,10, eita passagen cara esta daquir. Os transportes coletivo de São Luis é um lixo, a maioria dos ônibus é sucata do Rio, São Paulo e Terezina, Você Gilberto, viaje pelo menos uma vez pelo corredor da Guajajara, nús ônibus da Uema, S. Raimundo, Cidade Operária, Olimpica, uma vez só, vc paga seus pecados todinho…

  3. João Castelo só quer saber de cloDORMIR.
    As ruas completamente esburacadas e sem sinalização.

  4. Ei Paulo Araujo, se Castelo só quisesse saber de Dr. Clodomir, ele investiria no Transito e Transporte. Tu não sabe do que estás falando, então por que não te calas? procuras conhecer e respeitar. Se tiveres motivos, tudo bem.

Os comentários estão fechados.