Lobão destaca trabalho do secretário Luís Fernando

Um dos últimos aliados da governadora Roseana Sarney (PMDB) a juntar-se à comitiva do governo itinerante, já na quarta-feira (veja aqui o porquê), o ministro das Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA), fez uma série de elogios ao secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva (PMDB), nos últimos dois dias. A maioria, em conversas reservadas entre um evento e outro.

Mas, em discurso durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon, veio uma manifestação pública.  Na ocasião, o senador lembrou que o hoje “homem-forte” do governo Roseana também já comandou a Casa Civil no seu governo, em 1992, e destacou sua atuação à frente da Prefeitura de São José de Ribamar, de onde saiu em 2009 para assumir o posto no Executivo.

“Sou amigo do Luís Fernando há 120 anos”, brincou. “O Luís Fernando trabalhou comigo no meu governo, trabalhou com a Roseana e, depois, e revelou-se um dos melhores prefeitos do estado do Maranhão. E eu me orgulho disso, porque procurei ajudá-lo o máximo que pude”, afirmou.

Lobão ressaltou que foi o êxito do atual secretário-chefe da Casa Civil como administrador que o alçou a uma posição de destaque no Governo do Estado. “Todo centavo que repassado a ele [Luís Fernando] foi aplicado em benefício do povo de São José de Ribamar. Aí a Roseana pediu que ele saísse da prefeitura para ajudá-la a governar o estado”, completou.

Disputa

As declarações foram encaradas como uma saída encontrada por Lobão para amenizar o clima em relação a Luís Fernando na base do governo. Extraoficialmente, aliados dos dois – e mesmo integrantes do primeiro escalão do governo – admitem que existe uma disputa velada entre ambos pela indicação da governadora para disputar as eleições de 2014 como candidato do Palácio dos Leões.

Oficialmente, o discurso do governo é o de que ainda está muito cedo para tratar do assunto eleições 2014, e que o momento é de reafirmar a unidade da base para fortalecer o trabalho da governadora Roseana.

“O que eu vejo é que, em todos os eventos, a governadora Roseana Sarney elogia muito os dois. O Lobão elogia muito o Luís Fernando, que também tem mostrado muito apreço pelo Lobão. Ainda é muito cedo para se falar em candidatura a governador, principalmente num governo que ainda não tem nem dois anos”, disse ao blog fonte do governo na última sexta-feira. “Mas que eu posso dizer é que o grupo está unido, seja qual for o candidato”, finalizou.