Nem Buna, tampouco Marcos Caldas

Marcos Caldas já consultou "juristas"

Essa é para encerrar o assunto de vez. Caso se confirme a viagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) aos Estados Unidos, acompanhando a comitiva da presidente Dilma Roussef (PT) em agenda com Barack Obama, o Maranhão estará, oficialmente, sem governador.

Nem a desembargadora Maria dos Remédios Buna, tampouco o deputado estadual Marcos Caldas (PRB) podem assumir o posto.

Isso porque a Constituição Federal só admite três possibilidades: sucessão pelo vice-governador, pelo presidente da Assembléia Legislativa, ou pelo presidente do Tribunal de Justiça.

Atualmente, nenhum dos três tem interesse em assumir, por motivos eleitorais – Washington Oliveira (PT) quer ser candidato a prefeito de São Luís, a filha de Arnaldo Melo (PMDB) quer ser candidata a prefeita em Colinas e a esposa de Guerreiro Junior quer ser candidata a prefeita em Guimarães.

Se qualquer um dos três assumir, os projetos políticos estão inviabilizados pela legislação eleitoral.

Sendo assim, com Roseana fora do país, o estado ficaria num espécie de “vácuo de poder” – expressão utilizada por dois especialistas ouvidos pelo blog – que só seria preenchido após apreciação do caso concreto pelo Supremo Tribunal Federal, já que se trata de matéria constitucional.

E Marcos Caldas já consultou até “juristas”, segundo ele próprio informa a aliados.

7 pensou em “Nem Buna, tampouco Marcos Caldas

  1. Sim meu caro jornalista Gilberto, mas se o Arnaldo Melo se afastar, o Marcos Caldas sera’ de fato e de direito Presidente da casa legislativa. o que lhe daria condições de assumir o governo nesse prazo. vc acha?

    • Sinceramente, penso que a situação continua a mesma, pois, se o Arnaldo viaja, o próximo na linha sucessória seria o Guerreiro, já que o Marcos Caldas continuaria vice-presidente no exercício do cargo de presidente. De toda forma, á questão só será resolvida, como disse no post, após apreciação do caso concreto pelo STF.

      • Sim.. Mas ele deixa de ser vice no momento em que o presidente se afasta. Mas de qualquer forma vamos aguardar a decisão do STF. Obrigado por sua colaboração.

  2. Esse governo está mais pra circo mambebe, Roseana é como “o Dibiqueira”, não recusa nada!, tem necessidade de Rosengna se ausentar, e ir lá, prus cafundó do judas?, o que qui Roseana vai fazer nós States?, tanta coisa pra fazer e Rosengana de recreio, vai trabalhar preguiçosa!.
    Ah já sei, bota a Puta do Cabo, chefe do Destacamento do Município de Belágua (ele comanda ele mesmo e um soldado), ai sim esse governo deslancha!!!.

    • Meu amigo procure escrever corretamente ou então baixe um plugin chamado corretor ortográfico no seu navegador, lá já tem incluso no dicionário a palavra Rosengana. PQP

Os comentários estão fechados.