Mudanças no governo Roseana

A governadora Roseana Sarney (PMDB) está em vias de definir uma ampla reforma administrativa no Governo do Estado. O objetivo é garantir a criação de uma “estrutura mais robusta” – como se referiram várias fontes do blog à supersecretaria que será criada – para tocar o programa do combate à pobreza, que contará com recursos da ordem de R$ 2,3 bi financiados pelo BNDES.

Em conversa com o titular do blog na última quarta-feira (21), Roseana disse que o governo está “disposto a tudo para combater a pobreza no Maranhão”. “Se necessário, faremos mudanças”, completou.

Roseana, na verdade, esconde um jogo que o titular deste blog, em esforço de reportagem conjunto com o jornalista Marco D’Eça, já conhece há uma semana. Ontem elas foram anunciadas em primeira mão pelo blog do Jorge Aragão.

Estrutura

Foi o número 2 da Secretaria de Projetos Especiais da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, quem convenceu a governadora de que era preciso uma estrutura mais forte para viabilizar o plano.

Nos últimos dois dias a possibilidade de  mudanças (veja todas no quadro acima, publicado em O Estado do MA) ganhou mais corpo, e, ontem, a própria peemedebista já admitiu a volta do (ainda) secretário Chico Gomes (Desenvolvimento Social) à Assembléia Legislativa.

“Esse é o nosso secretário de Desenvolvimento Social, Chico Gomes, ex-deputado e que está voltando à Assembléia”, disse, ao apresentar o auxiliar à equipe do BNDES, em reunião no Palácio dos Leões.

A volta de Gomes ao Legislativo faz parte da movimentação para a criação da supersercretaria. Além do Desenvolvimento Social, a fusão abrangerá a Secretaria de Assuntos Estratégicos, hoje com Alberto Franco; e a Articulação de Políticas Públicas, com Israel Ferreira. O comandante da supersecretaria será Fernando Fialho, ex-ANTAQ.

Além disso, as Secretarias de Esportes e Juventude voltariam a ser uma única pasta, sob o comando do deputado estadual Roberto Costa (PMDB) – a saída dele viabiliza a entrada de Chico Gomes na AL.

A SEPLAN será novamente desmembrada da Administração. A primeira ficará sob o comando de João Bernardo Bringel, hoje na Educação, a Administração pode ficar com Fábio Gondim ou João Abreu. Se ficar com o segundo, Gondim pode assumir a representação do governo em Brasília.

Para o lugar de Bringel na Educação, segundo apurou o blog, a governadora já formulou convite a uma especialista de Brasília. Ainda não obteve resposta.

2 pensou em “Mudanças no governo Roseana

  1. Eu sabia, que tem alguém por tráz, para Roseana ter esta iniciativa, Roseana, como já definiu seu cunhadinho querido, Ricardo Murad, “Roseana não entende absolutamentente nada do que mandam ela dizer…”, tinha que ter um gênio, para dizer-lhe o quer fazer. O desmonte de várias secretarias, em nenhum momento vai deixar a curriola desempregada, vão tudo para esta super secretario não é isso?. O pior de tudo, é que fazem uma reforma dessas e continua os mesmissímos incompetentes, tira, botar, bota de novo, tudo isso para demonstrar que vai haver mudanças. Com este emprestimo sobe para mais de R$ 7 bi, a dívida do Povo Maranhão, para não se ter nenhum resultado consistente.

Os comentários estão fechados.