EXCLUSIVO! MP que inicia reforma do governo está assinada

Posse de Fialho inicia reforma no governo (Foto:Antônio Martins/SECOM)

(20h35) – A governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou, nesta quarta-feira (18), a Medida Provisória que oficializa a primeira etapa da reforma administrativa pensada por ela para garantir o sucesso do programa estadual de combate à pobreza.

O blog teve acesso exclusivo ao documento, que, além de criar a “supersecretaria” de Combate à Pobreza – denominada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES) e comandada por Fernando Fialho, que tomou posse hoje mais cedo -, determina uma série de mudanças no primeiro e segundo escalões.

A primeira delas é fruto da acomodação para a nova “superpasta”. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SEDAGRO) foi extinta e sua estrutura absorvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), agora Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar. Permanece a mesma sigla.

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terra do Maranhão (ITERMA) também fazem parte da secretaria de Fialho.

Te cuida, Luíza Oliveira!

As outras mudanças afetam diretamente a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC), comandada por Luíza Oliveira. A pasta foi renomeada: chama-se, agora, Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, ainda com a mesma sigla.

Além disso, Luíza Oliveira terá agora mais dois “problemões”: o Viva Cidadão e a sempre complicada FUNAC serão subordinados a ela. A estrutura da Secretaria Adjunta de Assistência Social também.

Já surgem rumores de que a mudança é um sinal claro de que Luíza não permanece onde está.

SEPLAN

Na SEPLAN a novidade do dia é que o secretário Fábio Gondim aceitou o convite da governadora e ficará assumirá mesmo a Secretaria de Administração, a ser desmembrada da sua pasta.

João Bernanrdo Bringel, que era cotado para o Planejamento, permanece na Educação. Com isso, ganha força o nome de João Abreu para o assumir o posto ainda ocupado por Gondim.

Mas essas modificações serão efetivadas apenas num segundo momento da reforma.

13 pensou em “EXCLUSIVO! MP que inicia reforma do governo está assinada

  1. QUE LOUCURA….ESSA LUIZA NAO TÁ DANDO CONTA DE UMA SECRETARIA QUE NAO TEM NENHUMA ATIVIDADE, OU MELHOR, DE TER CLARO QUE TEM, SÓ QUE ELA NAO TRABALHA. AGORA…JUNTAR MAIS TUDO ISSO, É SUICÍDIO MINHA GENTE. PEDE PARA SAIR URGENTE, URGENTE…VAI PASSEAR NO SHOPPING, VAI PARA O CANADÁ, ENFIM VAI PARA QUALQUER LUGAR, MENOS SER SECRETÁRIA, QUE ISSO NAO É O TEU PERFIL.

  2. A Uniao da Secretaria Adjunta de Assistencia Social a SEDIHC faz sentido!! E digo mais, enganam-se aqueles que pensam que com isso Luiza Oliveira pode cair… afinal ela é presidente do conselho estadual da criança e adolescente e conselheira vários outros conselhos ligada a política de assistencial social, política esta que ela executa desde os seus tempos de faculdade e o que levou a mesma a ser pesquisadora e professora universitária, que diga-se de passagem tem uma carga teórica surpreendente!

    Não quero de forma alguma “puxa saco” de ninguem e muito menos desconstruir as informações dos blogs que além de prestar informação a população também faz críticas construtivas ao governo o que é muito saudável mas penso que devessemos pesqusar mais sobre os projetos elaborados pela Secretária de Direitos Humanos que por si só tem uma “agenda negativa”, tendo vista que boa parte da população é contra esse discuso ou acha que é mera utopia!!! Acho que vale a pena pesquisar…

    Abraços

  3. Acredita-se que nessa reforma, a governadora roseana atente ao seu compromisso de campanha junto os residentes da gleba tibiri-pedrinhas e itaqui-bacanga sob o dominio util do governo do maranhão desde 1970, transfira da SEDINC para a Secretaria das Cidades a questão da regularização das terras ONDE RESIDEM e muitos TRABALHAM A AGRICULTURA um total de mais de 200 mil pessoas, do lote onde residem. nada com relação as terras dos dois DISAL.

  4. Perceba a leitura critica meu nobre… Ela faz parte de todos os conselhos desde a época de faculdade e conhece a política, a governadora transferiu a política pro causa desse conhecimento o que ja parecia acordado antes da saída do Deputado Chico Gomes ou até mesmo por causa de uma futura mudança( afinal você possui “fontes”)… Se é “puxar saco” entao que seja, assumo o papel de defensor, aliás vivemos em uma democracia e você de jornalista o qual entende que Luiza Oliveira é péssima para Adm Pública!! Abraços

  5. PARABÉNS GILBERTO, VOCÊ SABE DAS COISAS. ESSA SENHORA FICA MANDANDO AS PESSOAS FAZEREM SUA DEFESA. PORQUE ELA MESMA NAO MOSTRA SUA CARA? PORQUE É A UNICA QUE FALA EM DEFESA DELA MESMA HAHAHAHA. QUE PENA…TEM QUE VOLTAR PARA A FACULDADE E APRENDER TUDO DE NOVO, OU MELHOR….DEVE FAZER UM CURSO DE GESTAO PUBLICA. PELO VISTO NAO SABE ADMINISTRAR NADA. ESTAMOS MAL MESMO. ESSA SEDIHC TEM QUE SER EXTINTA. COITADO DO VIVA CIDADAO….COITADO DO POVO DO MARANHAO.

Os comentários estão fechados.