PF vai auxiliar polícia do MA nas investigações do assassinato de Décio Sá

Eu e Décio Sá em uma das muitas coberturas políticas em SLZ

A Polícia Federal deve auxiliar os homens da Polícia Civil do Estado do Maranhão nas investigações do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, 42, executado na noite de ontem (23) no Bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea.

De acordo com as primeiras informações colhidas pelo blog, especialistas da PF devem ajudar na produção de um retrato falado do assassino. Além disso, federais devem atuar em conjunto com os civis nas investigações para determinar, além do autor, o mentor intelectual do crime.

O primeiro avanço é a identificação da placa da motocicleta utilizada pelo pistoleiro – o número foi anotado por testemunhas oculares e já repassado à polícia. Já se sabe também que a rama utilizada para o crime foi uma pistola 0.40, de uso exclusivo das polícias Civil e Militar.

Ainda na madrugada desta terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) emitiu nota oficial em que “lamenta o ocorrido e repudia a ação bárbara e cruel”. “Homens da Superintendência de Investigações Criminais e da Delegacia de Homicídios já iniciaram as averiguações para prender os criminosos”, diz o comunicado.

O delegado Gutemberg Carvalho Rêgo, acredita que a execução ocorreu “por encomenda”. Acreditamos que tenha sido crime por encomenda, até pelo próprio calibre da arma, que é calibre 40, privativo da polícia. O fato de a pessoa ter agido com o apoio de outra, ter entrado até o fundo do bar, ido ao banheiro, esperado ele retornar e disparar contra a vítima seis tiros, sem dar chance dele escapar, tudo isso indica de que o crime tenha sido premeditado”, afirmou o delegado, ainda durante a madrugada, no Plantão Central.

Para ele, o próprio blog do jornalista pode conter informações cruciais sobre o caso. “O blog pode ser uma boa pista. Temos o celular da vítima também. Vamos analisar tudo com calma para chegarmos aos autores do assassinato”, frisou.

O crime

Décio Sá estava na redação do jornal O Estado do MA até por volta das 23h. De lá, combinou de encontrar-se com o colega Luís Cardoso no restaurante Dona Maria, mas acabou passando na Litorânea antes, para comer uma caranguejada.

Já no Bar Estrela do Mar, ligou para o pré-candidato a vereador Fábio Câmara (PMDB), convidando-o para lhe fazer companhia. Logo depois, conversou, também por telefone, com o vice-prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem.

Essa ligação ele nem sequer terminou.

O pistoleiro chegou em uma moto, desceu e entrou no bar. Décio estava de costas para a rua e, para ter certeza de que se tratava mesmo do alvo, o assassino passou em direção ao banheiro. Certificou-se de que era o jornalista que ali estava ao telefone, voltou e desferiu seis tiros à queima-roupa – quatro na cabeça e dois na região das costelas.

Funcionários do bar ainda ligaram para o SAMU, mas Décio Sá morreu na hora.

A imprensa está de luto!


8 pensou em “PF vai auxiliar polícia do MA nas investigações do assassinato de Décio Sá

  1. A Policia Civil do Maranhão, monitora a família do Vereador: ORLEANS M.CRUZ, sabe onde fica todas as casas, sabe onde fica a fazenda, (2-filhos-homens), (3-filhas-mulheres),(2-genros), o ORLEANS, já mandou matar mais de 20-pessoas, a ((policia tem a lista de todos os nomes)), que foram MORTOSSssssssssssssssssssss por pistoleiros pagos por ele(ORLEANS),as pessoas que foram mortas por pistoleiros em Tuntum-MA, todas elas o ORLEANS, que organizou o crime, a POPULAÇÃO TODAAAAAA, sabe disso, ele mandou matar uma familia toda, no SERTÃO DE TUNTUM-MA, e depois mandou matar o pistoleiro, ele era do PERNANBUCO.

    A FAMILIA DO PISTOLEIRO PERNANBUCANO, TEM MUITA RAIVA DO ORLEANS, POR CAUSA DISSO, ELE MANDOU MATAR O CARA, E O CORPO NUNCA FOI ENCONTRADO, COM OS PERNANBUCANOS, A PESSOA NÃO BRINCAR,ELES TEM, MUITA CORAGEM.

  2. Consternada, era um grande jornalista, gostava de ler seu blog, adorava sua maneira de expressão. Vai fazer falta.

  3. COLOCA ESSA MATERIA NO SEU BLOG, HOJE PELA MANHÃ, O VEREADOR (ORLEANS MORREIRA CRUZ) FOI PRESSO NA CAMARA DOS VEREADORES DE TUNTUM-MA, ELE TAVA COM UMA PISTOLA NA CINTURA, ELE ORGANIZA TODOS OS ((CRIMES DE PISTOLAGEM)) NA REGIÃO, ELE TEM MAIS DE ((20-PISTOLEIROS)), QUE TRABALHAM PARA ELE, TODAS AS MORTES DA REGIÃO, ELE TA ENVOLVIDO, TODAS AS MORTES DE TUNTUM-MA, ELE QUE MANDA OS PISTOLEIROS DELE MATAR, OS VISITANTES DO SEU BLOG, QUEREM SABER, DESSA NOTICIA, UM ABRAÇÃOO, SEU BLOG SEMPRE ATUALIZADO NAS NOTICIAS, ELE É UM PERIGO PARA A SOCIEDADE, O DECIO, SEMPRE COLOCOU AS MATERIAS SOBRE O, (( VEREADOR :ORLEANS MOREIRA CRUZ)), DE TUNTUM-MA, ELE MANDA MATAR MESMO AS PESSOAS.

  4. CARA, EU DORMI E ACORDEI PENSANDO NISSO TUDO.
    CHEGUEI LÁ DEPOIS, ATÉ TE VI POR LÁ TAMBÉM E ASSIM COMO VC AS PESSOAS TODAS COM O SEMBLANTE CARREGADO DE ESPANTO E TRISTEZA.
    AGORA TB ACHO QUE O BLOG DÁ EXCELENTES PISTAS PARA SE CHEGAR AO ASSASSINO. SÓ NÃO ARRISCO UM PALPITE PARA PRESERVAR A MINHA PROPRIA VIDA

  5. Sob o clima de emoção que invade o Maranhão, neste momento, a morte de Décio Sá é uma afronta a imprensa e as autoridades de segurança do Estado. Cabe a todos repudiar o crime organizado, a pistolagem, a falta de segurança que campeia o Estado. O Maranhão moderno precisa dar um basta a estas ações do tempo da pedra lascada.

  6. Torçamos para que os autores desse crime brutal sejam descobertos e paguem por sua atitude lamentável.

  7. Logo, logo os pistoleiros serão preso, ninguém tenha dúvida, agora, os mandantes, será mais difícil, isso porque o Maranhão tem histórico em crimes de pistolagem, quer dois fatos antigo: O assassinatos do Professor da UEMA e e do jovem comerciantes sequestrado e morto em Imperatriz, todos envolvendo politicos e empresários, nada acontece com eles, só com “os assassino pé rapado” que vão preso e condenado. Estou pagando pra ver, os mandantes preso!!!.

Os comentários estão fechados.