Nós, os “gorilas diplomados”

Texto da “gorila diplomada” Jaqueline Heluy

Sim, sou uma “GORILA DIPLOMADA”. Uma “gorila” daquelas bem ferozes que reagem com bravura aos ataques covardes a outros de sua espécie, principalmente se um deles estiver fora de combate.

Sou uma “gorila” que desde o primeiro instante que se descobriu “gorila” lutou com unhas e dentes para entrar na UFMA e se tornar uma “diplomada”. Que ainda no terceiro período juntou-se a outros de sua espécie e, a partir daí, fez da “gorilagem” quase um sacerdócio.

Tenho orgulho de ser “gorila diplomada”. E sabem por que? Porque nós, “gorilas”, não precisamos nos proteger sob o manto de nenhuma entidade para sobrevivermos, aliás, os “gorilas”, dentre todas as espécies, são os mais desprotegidos.

E tem uma característica ainda mais evidente que nos diferencia das outras espécies: nós, “gorilas”, andamos de pé, eretos, sobre duas pernas, não rastejamos e somos autênticos.

E tenham certeza que ninguém jamais verá um “gorila” no velório de qualquer crocodilo.

Não entendeu? Entenda aqui e aqui.

22 pensou em “Nós, os “gorilas diplomados”

  1. Leia ao juramento do jornalista. E veja se você fala no teu blog somente a verdade. Reflita meu caro. Talvez por isso que o tal do advogado dos “direitos desumanos” expressou esse linguajar, que reprovo também. Hasta la vista!

    • A verdade… debate complexo, não? Mas aqui, falo as coisas com sinceridade, de peito aberto, “dando a cara pra bater”, como se diz no popular… e dou voz a todos os lados, meu caro. Até a um desmiolado como o Pedrosa, que teve o link do blog publicado no meu post, para quem quiser ver tudo o que ele disse… Não é justo?

  2. Fiquei estarrecido ao tomar conhecimento hoje, através de notas no jornal O Estado do Maranhão, do que disse o presidente (?) da Comissão dos Direito Humanos da OAB. É inacreditável tamanho absurdo. É inacreditável que ele não perceba que esse não foi um crime contra um desafeto seu, mas, sim contra a SOCIEDADE. É inacreditável que nos seus dizeres percebermos um desejo velado de que o jornalista Décio Sá exercesse atividades outras que desabonassem a sua honra, a sua moral ou, ainda, as leis. É INACREDITÁVEL que alguém com pensamentos tão nefastos ocupe tão nobre posição. Ele está para a Comissão dos Direitos Humanos da OAB como o Tiririca está para a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com uma atenuante para o Tiririca que, pelo menos, é sabidamente analfabeto e ignorante, o que não é o caso do Sr. Pedrosa.

  3. Essa é mais um ato de covardia sofrida pelo amigo Décio. Até os ignorantes tornam-se sábios quando se calam. O advogado perdeu um oportunidade impar de torna-se sábio.

  4. Tem muita gente vestindo a carapuça! Na realidade ele não canonizou o Décio e por isso deve ser excomungado!

    • Não há necessidade de canonizar o Décio. Eu mesmo tinha minhas restrições a ele, mas num momento trágico como esse é natural que nos “desarmemos” um pouco… em respeito, principalmente, à família…

      • Esses imbecis precisam ver as coisas sobre outro prisma…Ninguém está a defender a forma de Décio trabalhar…o que se tem que ter em mente é a FORMA BRUTAL E COVARDE como ele foi assassinado…
        Décio tá fazendo falta sim pra sua família e seus amigos…e essa dor pertence a eles..
        A nós, outros cidadãos, temos sim que está indignados e acima de tudo preocupados…proque vagabundos covardes e armados estão aos montes circulando pela cidade…e qualquer um de nós, de qualquer raça de qualquer profissão de qualquer idade ou sexo estamos sujeitos a ser alvejado pela frieza de um porco assassino!

          • Ninguém concorda com este modo trágico da sua morte. Não concordamos nem com sua morte. O problema é que o Pedrosa tocou num outro especto para explicar que, mesmo sendo contrário a morte dele e ao mesmo tempo exigindo que providencias fossem tomadas, não comungava com o estilo de jornalismo que se faz no Maranhão. Esse mesmo jornalismo que não cobra mais ações de segurança por ser aliado e patrocinado pelo Gov. do Estado (depois da saída do gov. Jackson a onda de crimes mais que duplicou na Ilha).

          • O que questiono é: pq o Pedrosa nunca questionou isso enquanto ele era vivo? Eu mesmo não concordava com muita coisa no comportamento profissional do Décio, mas isso eu dizia a ele, frente a frente… não esperei ele morrer para fazê-lo

  5. O Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB Seccional do Maranhão, Antônio Pedrosa, no meu entender, em momento algum mostrou-se racista ou até preconceituoso com o falecido jornalista Décio Sá ou até contra alguns jornalistas. Muito pelo contrário. Ele buscou unicamente expressar o seu descontentamento e sua discordância com a forma e a maneira com que alguns “jornalistas” da imprensa maranhense se comportam diante de tais ordens e determinações de certos donos dos meios de comunicação e de certos poderosos do Estado, em apreguar o achincalhamento moral de pessoas que os encomodam de alguma forma, como neste episódio do Pedrosa. Apenas isso!

  6. Caro Jornalísta,

    Pelo visto ele não entende nem dos direitos animais, imagina dos humanos…
    É lastimável uma postura dessta, que pensando bem “não fede e nem cheira”, somente os fracos se comportam desta forma, eles não vão defendem niguém, nada mais forte que a força dos leitores, blogueiros, família, amigos e o principal é a pressão popular (sociedade) que clama por justiça não só no caso do Décio, mas como de qualquer outro cidadão maranhense.

  7. Tenho que concordar com o leitor Roberto:
    “Tem muita gente vestindo a carapuça! Na realidade ele não canonizou o Décio e por isso deve ser excomungado!”

    É unânime que Décio foi executado de maneira covarde e brutal… Mas temos que separar as coisas! Dizer agora que ele era “o melhor jornalista do maranhão”, que o estado perdeu um “ícone do jornalismo”, blá blá blá blá blá… isso pra mim é hipocresia pura e barata!
    Existem vários a frente dele: Itevaldo, Prof Caio e outros certamente eram mais “compromissados”!

  8. Tenho que concordar com o leitor Roberto:
    “Tem muita gente vestindo a carapuça! Na realidade ele não canonizou o Décio e por isso deve ser excomungado!”

    É unânime que Décio foi executado de maneira covarde e brutal… Mas temos que separar as coisas! Dizer agora que ele era “o melhor jornalista do maranhão”, que o estado perdeu um “ícone do jornalismo”, blá blá blá blá blá… isso pra mim é hipocrisia pura e barata!
    Existem vários a frente dele: Itevaldo, Prof Caio e outros certamente eram mais “compromissados”!

    • Vc me viu dizendo que ele era o melhor. Ele era o mais acessado e uma referência. Isso não se pode negar. O que condeno na atitude do Pedrosa – mais do que o racismo e o inconveniente da declaração – é a covardia. Pq o Pedrosa nunca disse isso na cara do Décio, quando este ainda era vivo?

  9. Gilberto,
    O Pedrosa, simplesmente teve a coragem de falar o que muita gente está com vontade de falar, a verdade sobre os jornalistas venais que tem no Maranhão. agora pega a carapuça quem quiser.
    O Décio falava mal de tudo e de todos que eram contra os Sarney´s, não tô falando mentira?

  10. Me preocupa ter como presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB um sujeito assim. Não cabe a ninguém julgar o que o caro amigo Décio fez em sua vida. Ao meu ver, um jornalista, destemido que sempre buscou a verdade e de forma clara se dispôs a mostrá-la para a sociedade. Quem no blog esteve, esteve porque fez jus a isso. Enfim, nao cabe falar sobre o seu lado profissional. Cabe aqui analisar a forma terrível e avassaladora com que sua vida lhe foi usurpada e isso deveria ser algo a ser tratado com respeito e seriedade principalmente por um sujeito que preside uma comissão de direitos humanos. Triste papel feito pela OAB.

  11. Me preocupa muita gente não ler o Blog do Pedrosa, conferir realmente o que ele disse e somente depois se manifestar. Ficam dando uma de maria-vai-com-as-outras… tsc,tsc. Só lamento!

    • Eu li e não mudei de opinião… e mais: dei aos meus leitores a oportunidade de o ler tb, pois coloquei nos dois posts sobre o assunto o link para o blog dele…

Os comentários estão fechados.